
As afirmações do vereador Renato Antunes não tratam de denúncias. Está ocorrendo um processo transparente e de acordo com as exigências previstas em lei. Esclarecemos que a Prefeitura do Recife não está efetuando novas contratações. Os pregões mencionados pelo vereador irão gerar Ata de Registro de Preços, que pode ou não ser usada pelo período de até um ano, para eventual substituição dos contratos já existentes de limpeza, serviços operacionais e apoio administrativo, o que não gera qualquer nova despesa.
Nos últimos anos, houve crescimento do parque escolar e das unidades de saúde, como a construção de 11 creches-escolas, 12 Upinhas e do Hospital da Mulher. Hoje, são atendidos mais de 300 unidades educacionais e mais de 250 equipamentos de saúde. Os preços foram especificados a partir das convenções coletivas de trabalho, envolvendo salários, encargos sociais, impostos e lucro. Quanto ao valor para a função de porteiro, houve um equívoco do vereador, pois esse representa o montante para o posto de quatro empregados e não apenas para uma pessoa. Além disso, não se relaciona só a salário. As licitações foram divididas por Região Político-Administrativa, de acordo com as necessidades de gerenciamento e não trazem qualquer prejuízo à participação das empresas do ramo, permitindo a concorrência por microempresas e empresas de pequeno porte.
A Prefeitura está empenhada em cortar gastos para conseguir proporcionar mais investimentos para os moradores. Estão sendo tomadas diversas ações para atingir esse objetivo, como ampliação do aplicativo de gerenciamento da frota de veículos, eficiência enérgica, redução de locação de imóveis, ampliação da gestão de material de trabalho e renegociação de contratos.
Eriberto Rafael
Líder do governo na Câmara do Recife


