Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 6 de julho de 2016 1 comentário

Coluna do blog desta quarta-feira

Anderson Ferreira tenta constranger o governador

Após a indicação da pré-candidatura de Heraldo Selva a prefeito de Jaboatão dos Guararapes pelo PSB com o apoio do PSDB e do prefeito Elias Gomes, o Palácio do Campo das Princesas trabalhava com a hipótese de o deputado federal Anderson Ferreira declinar da pré-candidatura pelo PR em detrimento da unidade da Frente Popular em Jaboatão.

Ontem no Palácio do Campo das Princesas, o governador já tinha sentido os sinais de que Anderson não estava muito disposto a trabalhar pela unidade da Frente Popular, e por isso Anderson teve que esperar mais de duas horas para uma conversa com Paulo Câmara. A conversa teria girado, de acordo com informações extra-oficiais, em torno da conjuntura política, e descambou para a sucessão em Jaboatão. Anderson não só desconsiderou o apelo do governador como também “vendeu” a informação de que Paulo teria estimulado a sua candidatura a prefeito.

O episódio gerou profundo mal-estar no Palácio do Campo das Princesas, que considera Anderson um quadro político relevante, que saiu legitimado das urnas em 2014 para exercer o mandato de deputado federal, mas que poderia ter adiado o projeto primeiramente em respeito à liderança do governador, mas principalmente trabalhar em torno da unidade de uma frente que o reelegeu para a Câmara Federal em 2014.

Uma fonte ligada ao Palácio afirmou que o governador entenderia perfeitamente a postulação de Anderson Ferreira se o nome apresentado por Elias fosse Conceição Nascimento e até mesmo a de Evandro Avelar, mas como o nome foi Heraldo, um quadro histórico do PSB, a expectativa era de que Anderson batesse em retirada. Como decidiu se manter na disputa e agiu de forma que acabou constrangendo o governador, Anderson será considerado dissidente na Frente Popular e será tratado como tal.

Ficha suja – O prefeito de Belo Jardim João Mendonça (PSD) figura na lista negra do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco respondendo a sete processos. Já havia forte expectativa de que ele poderia não ser candidato à reeleição, com esses dados ele poderá ficar inelegível e consequentemente ficar de fora da disputa pela prefeitura.

Emenda – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a aquisição de equipamentos para a UPA José Vieira Filho, que foi entregue no dia 1 pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB), que faz uma gestão bem-avaliada no município e tentará a reeleição em outubro.

Decisão – O deputado Tony Gel (PMDB) anunciará até a próxima sexta-feira a sua decisão sobre a candidatura a prefeito de Caruaru. Antes disso terá uma conversa com o governador Paulo Câmara para alinhar os últimos detalhes. Aliados do peembebista já dão como certa a sua postulação, que lidera todas as pesquisas para prefeito de Caruaru.

Camaragibe – A operação da Polícia Federal realizada ontem em Camaragibe coloca em xeque a reeleição do prefeito Jorge Alexandre, que ostenta bons índices de aprovação no município. O dano a imagem do prefeito é imensurável. Jorge além de tentar a reeleição este ano já estava com planos de se candidatar a deputado federal em 2018.

RÁPIDAS

Questionamento – O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) questionará na Mesa Diretora da Casa a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de manter sob sigilo o parecer apresentado pelo deputado Ronaldo Fonseca a recurso impetrado por Eduardo Cunha contra decisão do Conselho de Ética que recomendou sua cassação.

Pesquisa – O Instituto Veritá de Minas Gerais registrou pesquisa sobre a eleição para prefeito do Recife. O levantamento irá a campo de hoje até o sábado, tem previsão de divulgação para o próximo domingo e sua margem de erro é de 2,75 pontos percentuais para mais ou para menos.

Inocente quer saber – A candidatura de Antonio Campos a prefeito de Olinda é prioridade do Palácio do Campo das Princesas?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Jaboatão, Política

Comentários

  1. William Pontes diz

    6 de julho de 2016 em 11:30 am

    O prefeito de Belo Jardim não fica inelegível pelas indicações do TCE. Será necessário que seja condenado e com sentença transitada em julgado para se tornar ficha suja, consequentemente inelegível. Tal regra é extensiva e todos os políticos.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Simão Durando entrega nova iluminação do viaduto e rotatória da BR-407 e reforça segurança na região
Prefeita Elcione discute melhorias na BR-101 em reunião com o DNIT
Alberes Lopes defende papel estratégico das Escolas do Legislativo em congresso regional
Prefeito de Araripina declara apoio à reeleição do senador Dueire
Deputado Eduardo da Fonte apresenta projeto para proteger aposentados de cobranças irregulares
Jaboatão realiza 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com foco em igualdade e participação social
Em Igarassu, USF de Ana de Albuquerque recebe requalificação e oferece novos serviços
“Lula voltou para tirar o Brasil do mapa da fome”, comemora Silvio Costa Filho
Deputado Adalto Santos declara apoio à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado Federal
Secretariado nas Ruas visita escola e Policlínica no Curado

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar