
Quadro começa a cristalizar em Pernambuco
Apesar de João Campos e Raquel Lyra não circularem pelas ruas de Pernambuco com sua chapa majoritária completa, os últimos acontecimentos praticamente definiram as chapas majoritárias para a disputa deste ano. A decisão da governadora de ofertar as duas vagas à federação, contemplando o PP de Eduardo da Fonte e o União Brasil de Miguel Coelho, praticamente selou a aliança com a União Progressista, uma vez que Eduardo da Fonte já era aliado desde o início do governo e Miguel Coelho declarou voto à governadora no segundo turno de 2022.
No âmbito da Frente Popular, com a ida de Miguel para o palanque de Raquel, o quadro se afunilou para Humberto Costa, já resolvido na chapa, Marília Arraes e Silvio Costa Filho, porém com o veto do PT a Marília, a vaga deve recair sobre o ministro dos Portos e Aeroportos de Lula. Como Marília tende a ser candidata a federal neste contexto e não caberia sua indicação para a vice devido o seu parentesco com João Campos, esta vaga tende a ser destinada a Álvaro Porto ou a alguém da Frente Popular que poderia agregar eleitoral e politicamente.
Raquel, por sua vez, teria Priscila Krause como candidata natural à reeleição de vice, mas também não se descartaria oferecer a vaga a alguém que possa agregar partido ou voto. Por isso, ambos não devem definir seus respectivos vices agora. O fato é que salvo aconteça algum episódio novo, Raquel Lyra, que não tinha nenhum senador competitivo pode ter Eduardo da Fonte e Miguel Coelho, e João Campos deverá fechar sua chapa com Humberto Costa e Silvio Costa Filho.
Histórico – Desde que a reeleição foi instituída, os governadores estão com 100% de aproveitamento nas disputas de duas vagas para o Senado, como acontecerá em 2026. Por coincidência, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Paulo Câmara foram para a reeleição na disputa de duas vagas e elegeram seus respectivos senadores. Jarbas emplacou Marco Maciel e Sérgio Guerra, Eduardo emplacou Armando Monteiro e Humberto Costa e Paulo elegeu Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos.
Mendonça em alta – Com uma vasta trajetória na política pernambucana e nacional, tendo sido governador e ministro, o deputado federal Mendonça Filho tem sido disputado pelo União Brasil, seu partido, pelo PSD da governadora Raquel Lyra, pelo PL e pelo Novo. Todos os partidos querem tê-lo em seus quadros para qualificar suas bancadas em Brasília.
Crescimento – O Nordeste foi a região que mais cresceu no transporte aéreo doméstico nos últimos 10 anos, com mais de 39 milhões de passageiros em 2025, alta de 11,2% em relação a 2015, segundo dados do MPor e da Anac; no período, o Aeroporto do Recife avançou 40% e assumiu a liderança regional com 9,2 milhões de passageiros, superando Salvador (7,3 milhões), enquanto o ministro Silvio Costa Filho atribui o desempenho à melhoria da infraestrutura, ao crescimento econômico e à ampliação da malha aérea por meio do programa AmpliAR.
Mudanças – O advogado João Batista de Melo Alves, que presidia a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) desde 2024, foi nomeado secretário executivo de Coordenação Estratégica da Casa Civil, conforme publicação no Diário Oficial do último sábado (7); ao comentar a escolha, a governadora Raquel Lyra destacou a atuação do gestor à frente da Jucepe, que agora será presidida por Paulo André Rabêlo, até então vice-presidente da autarquia desde 2023.
Inocente quer saber – Quem é o deputado estadual que mesmo tendo estrutura de emendas está caminhando para perder a eleição?



