
Raquel vira a chave na metropolitana
Com 42% do eleitorado de Pernambuco, a região metropolitana do Recife é estratégica para a disputa do próximo ano, e tem sido fundamental na vantagem de João Campos nas pesquisas eleitorais. Mas além de obras estruturadoras como o Arco Metropolitano e o metrô, a governadora sabe que é fundamental fazer política, juntar time e ter um exército de apoiadores para levar sua mensagem no maior colégio eleitoral do estado.
O dia de ontem ficou marcado pela filiação de dois prefeitos importantes ao PSD, Mano Medeiros, de Jaboatão dos Guararapes, e Diego Cabral, de Camaragibe. Apesar de ambos já terem declarado apoio à reeleição da governadora, a filiação ao PSD demonstra compromisso com o projeto da parte deles com o projeto de Raquel Lyra. Uma coisa é estar em partidos aliados ou até mesmo adversários abrindo dissidência, a outra é estar no partido da governadora, o que obriga que eles mobilizem a tropa para que ela tenha expressiva votação em suas cidades.
Apesar da importância das duas filiações, chamou também atenção a declaração de apoio do vereador Rubem, filiado ao PSB, e da vereadora Flávia de Nadegi, que ambos integravam a base de sustentação do prefeito João Campos. Esse movimento, segundo palacianos, não se restringirá aos dois anunciados, pelo menos três vereadores estão engatilhados com o governo, sendo dois do partido do prefeito e um de uma legenda aliada.
O fato é que a disputa pelo governo estadual no próximo ano, que deverá ser protagonizada pela governadora Raquel Lyra e pelo prefeito João Campos, será decidida na metropolitana. E a partir de agora o governo tentará crescer na região, enquanto João Campos tentará manter sua hegemonia. Apesar de o interior ser importante, está no maior colégio eleitoral o ringue que será decisivo para determinar se a partir de 2027 Pernambuco continuará sob o comando de Raquel Lyra ou se voltará ao comando do PSB na figura de João Campos.
Insatisfação – O presidente do Podemos, Marcelo Gouveia, não ficou nem um pouco satisfeito com a filiação de Amanda Ramos ao PSD. Ela estava na contabilidade do Podemos para disputar o mandato de deputada estadual mas acabou sendo convencida a trocar de partido. Aliado do governo, Marcelo não engoliu o tratamento de adversário dado por integrantes governistas.
Apoio – O vereador Rubem irá apoiar a reeleição do deputado estadual João de Nadegi. Ele obteve mais de 12 mil votos em 2024 e foi uma das surpresas do PSB. João tem ampliado de forma significativa suas bases e deverá ter uma votação representativa no próximo ano.
Encontro – O senador Fernando Dueire e o deputado federal Eduardo da Fonte tiveram um encontro ontem que gerou mais expectativa nas especulações que dão conta da ida de Dueire para a federação União Progressista. Atualmente filiado ao MDB, e pretenso candidato à reeleição, Dueire não conta com o tratamento justo da nacional do seu partido, que deveria lhe dar as condições para que ele tivesse a chance de construir sua tentativa ao segundo mandato.
Visita – A governadora Raquel Lyra fez questão de visitar o ex-governador Jarbas Vasconcelos em sua residência. O encontro contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, do ex-governador Gustavo Krause, do senador Fernando Dueire e do deputado estadual Jarbas Filho.
Novas baixas – Além de Mano Medeiros e Diego Cabral, a governadora Raquel Lyra oficializou a filiação do prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, que era filiado ao Republicanos, do ministro Silvio Costa Filho. Inclusive, a legenda do ministro poderá perder mais três prefeitos para o PSD. Dois deles já têm ficha assinada.
Dois palanques – Durante a visita do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, muita gente já considerava a hipótese de dois palanques em Pernambuco. Para um prefeito aliado da governadora, a prova inequívoca de que isso pode acontecer é o tratamento dispensado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, à governadora. Segundo ele, esse tratamento não é um ato isolado, tem o aval de Lula, que quer ter dois palanques em Pernambuco no próximo ano.
Inocente quer saber – Quem são os outros três vereadores do Recife que estão apalavrados para apoiar Raquel Lyra?



