Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 19:11 pm do dia 28 de janeiro de 2016

Geraldo: “É a sociedade recifense ajudando as pessoas que mais precisam”

Não é só de folia que é feito o 52º Baile Municipal do Recife. Quem for à tradicional festa carnavalesca da cidade também ajudará várias instituições que promovem a filantropia para centenas de pessoas. Dois dos seis locais que serão beneficiados este ano receberam a visita do prefeito Geraldo Julio, que anunciou em primeira mão para os integrantes de cada um deles. As crianças, adolescentes e adultos atendidos na Associação de famílias para o bem-estar e tratamento para pessoa com autismo (Afeto), localizada na Encruzilhada, e o Centro Educacional Profissionalizante do Flau, de Brasília Teimosa, comemoram bastante a notícia recebida na manhã desta quinta-feira (28).

Ao todo serão seis instituições beneficiadas e que trabalham com vários tipos de ajuda. O valor arrecadado com o 52º Baile Municipal do Recife, que vai ocorrer no próximo sábado (30), será repassado para essas entidades. “A gente pôde conferir de perto todo o trabalho que é realizado por estas instituições. São pessoas da sociedade recifense ajudando pessoas que mais precisam. E um dos objetivos do Baile Municipal é esse. As pessoas comprarem o ingresso, participar de uma grande festa e ajudar também estas instituições”, detalhou Geraldo.

O prefeito lembrou ainda que são várias pessoas beneficiadas nestas seis instituições. “São locais que trabalham com idosos, pessoas em tratamento, crianças, e a gente teve um cuidado de escolher instituições que fazem um trabalho importante. Todas essas seis fazem isso”, acrescentou o gestor. Este ano, entre as atrações da 52ª edição da festa, estão o Maestro Forró, Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maracatu Porto Rico, homenageados do Carnaval 2016. Eles farão um grande show junto com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Lenine, Gerlane Lops e Geraldinho Lins.

A notícia foi bastante comemorada pelas instituições beneficiadas. Emocionada, a presidente da Afeto, Ângela Lira, falou da necessidade da ajuda e que o dinheiro chegará em boa hora. “A gente vinha trabalhando sozinhos, dependendo da sociedade para ajudar, da cobertura de planos de saúde que trabalham conosco e de uma mensalidade que cobramos para alguns. Este dinheiro vai ser a semente para sairmos desta casa alugada e termos a nossa sede própria. Com este valor do aluguel que vamos deixar de pagar, vamos reverter para atendimento”, comemorou. A Afeto atende atualmente 27 crianças, adolescentes e adultos com autismo, e funciona desde 2014.

Quem também ficou muito feliz foi a Irmã Aurieta, que coordena o Flau. Ela já agradeceu a todo o povo recifense e turistas que vão contribuir com a aquisição dos ingressos. “A gente vinha passando por dificuldades e tínhamos comunicado às famílias que iríamos funcionar em apenas um turno. Com essa notícia, nós vamos conseguir garantir a ajuda para nossas crianças, que tomam café, almoçam e jantam aqui. Agradeço à Prefeitura por nos escolher e a todos que vão colaborar com isso”, disse. O Flau funciona desde 1982 e desde esse período já conseguiu ajudar cerca de 2.000 crianças carentes.

Também são atrações confirmadas: Elba Ramalho, Nena Queiroga, André Rio, Marrom Brasileiro e Almir Rouche. Os ingressos ainda estão à venda com os valores: pista R$ 50,00; mesa para 4 pessoas, R$ 600,00. Os ingressos para a pista estão sendo vendidos no Ticket Folia (Shopping Recife e Tacaruna), Central PE no Carnaval (Shopping Riomar) e Classic Hall. Já as mesas só podem ser adquiridas nas bilheterias do Classic Hall.

Confira as seis instituições que receberão parte da renda do Baile Municipal:

– Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AACA): A associação tem como objetivo atender crianças e adolescentes em situação de risco, expostas a marginalização, violência, prostituição e consumo de drogas. Assim, busca ofertar atividades socioeducativas envolvendo também os familiares, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e garantindo direitos. O AACA existe há 20 anos, sua sede fica localizada no bairro de Santo Amaro e atende hoje 350 crianças e adolescentes.

– Associação de Famílias para o Bem-estar e Tratamento para Pessoa com Autismo (Afeto): Localizada no bairro da Encruzilhada, a Afeto é formada por pais e parentes de pessoas com Síndrome do Autismo. A associação surgiu pela necessidade de proporcionar um tratamento adequado às pessoas que tem autismo. Diferente de outras pessoas, o autista apresenta uma enorme necessidade de acompanhamento especializado para que consigam, de alguma forma, serem inseridas na sociedade. A Afeto existe há 10 anos e atualmente 28 pessoas, dentre crianças, adolescentes e adultos.

– Centro Educacional, Social e Cultual (CESC): O CESC trabalha com crianças, adolescentes e idosos buscando oferecer atividades que estimulem a convivência apostando em atividades socioeducativas por meio de realização de oficinas lúdicas, prática esportiva e lazer para crianças, adolescentes e idosos. Atualmente 170 pessoas, fica localizada no Coqueiral e tem 30 anos de existência.

– Centro Educacional do Flau: Criada em 1982, o centro atende crianças e adolescentes na comunidade de Brasília Teimosa, a com orientação da religiosa Irmã Aurieta. Suas ações estão voltadas para o exercício da cidadania, arte, cultura e religiosidade, objetivando educar para vida, promovendo o bem estar e a convivência familiar das 98 crianças e adolescentes, que atualmente atende.

– Lar Fabiano de Cristo: Há 42 anos, o Lar oferece apoio pedagógico para crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas buscando envolver as famílias em todas as atividades. O espaço aposta na realização de oficinas e na prática esportiva, dentre outras atividades, para o desenvolvimento e integração do público que atende. O Lar Fabiano de Cristo funciona do bairro da Várzea e atende 856 pessoas, dessas são 348 crianças.

– Gabriela Feliz: Com foco em crianças e adolescentes, a instituição existe há 20 anos e atua no bairro da Caxangá. Oferece ao seu público alvo educação e cursos profissionalizantes buscando sempre envolver e integrar a famílias nas atividades. Atualmente atende a 200 jovens.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: destaque, Política, Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Júnior Uchoa se reúne com Gleisi e pede urgência na liberação de recursos para Igarassu
Direita reúne representantes em Portugal e Espanha
Secretário Anderson Luiz destaca atuação de Fernando Monteiro: “O deputado que mais trouxe recursos para Caruaru”
Estado conclui celebrações dos 200 anos da Confederação do Equador com solenidade, exposição artística e estátua de Frei Caneca
Estudantes e professores da rede municipal do Recife embarcam para os Estados Unidos
Miguel Coelho participa da abertura do Defesa Lilás, movimento de formação feminina do União Brasil
Câmara Municipal participa das comemorações pelos 148 anos da cidade e destaca avanços para o futuro do Cabo
Eduardo Mota preside comissão que vai analisar nova Lei de Uso e Ocupação do Solo do Recife
Prefeito Mano Medeiros entrega dois novos ônibus para reforçar o transporte escolar do município
Coluna desta terça-feira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar