
Fator determinante em 2026
A disputa pelo governo de Pernambuco em 2026 está polarizada entre a atual governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos. Dificilmente haverá um terceiro nome que quebre a dicotomia que se instalou no estado. O que está em aberto é a disputa pelo Senado Federal, com duas vagas em jogo, muitos são os postulantes. Apesar de liderar as pesquisas, pouca gente acredita que Marília Arraes irá até o fim com sua pretensão de disputar o Senado, uma vez que não conta com a estrutura partidária que tracionaria sua campanha. Além disso, o fato de ser prima de João Campos dificulta que ela dispute o cargo pela Frente Popular.
Então o senador Humberto Costa desponta com favoritismo, uma vez que conta com o apoio do presidente Lula e deverá ser oficializado como o primeiro nome da Frente Popular. A disputa pela segunda vaga é um caminhão de japoneses, está todo mundo igual, então outros fatores podem diferenciar alguém, como robusta estrutura partidária e uma ampla frente de apoios políticos.
Dentre todos os nomes, indiscutivelmente Eduardo da Fonte surge como o mais forte politicamente para reivindicar a vaga do Senado tanto na Frente Popular quanto na coligação de reeleição da governadora Raquel Lyra por ter consigo o tempo de televisão e o fundo eleitoral da União Progressista. Com o favoritismo de João Campos, sua ida para a Frente Popular pode sacramentar o projeto liderado pelo PSB, já sua permanência no projeto de Raquel Lyra poderá tracionar a campanha de reeleição da governadora, que já começou a reagir nas pesquisas.
Ainda que dispute no palanque de Raquel, Eduardo será tão competitivo quanto seria no palanque de João, uma vez que contaria com a estrutura de prefeitos que estariam alinhados com a reeleição da governadora, o que lhe garantiria capilaridade eleitoral. Independente de concordar ou não com o modus operandi de Eduardo da Fonte, tanto João Campos quanto Raquel Lyra já se deram conta que ele poderá ser determinante para desenhar a conjuntura eleitoral de 2026.
Para João Campos, seu apoio pode significar a consolidação do favoritismo nas pesquisas, para Raquel Lyra, a sua permanência poderá garantir a continuidade da reação eleitoral de seu projeto. Até as convenções, Eduardo da Fonte seguirá como fator determinante para quem quiser consolidar a vitória em 2026.
Gesto – O evento do prefeito João Campos com o ministro Silvio Costa Filho no aeroporto do Recife foi mais do que um ato institucional. Em meio às especulações sobre quem será o seu segundo senador, João Campos fez um afago e tanto ao republicano, que pretende ser o senador de Lula e de João Campos.
Puxadores – Desde que a reeleição foi instituída, quatro governadores tentaram a reeleição. Com a exceção de Miguel Arraes, que tentou a reeleição e não logrou êxito, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Paulo Câmara foram reeleitos. Em comum, os quatro elegeram os mais votados do pleito em seus respectivos partidos.
Exemplos – Em 1998, Arraes teve Eduardo Campos como o mais votado, em 2002, Jarbas teve Cadoca como o mais votado, em 2010, Eduardo Campos teve Ana Arraes como a mais votada e em 2018, Paulo Câmara teve João Campos como o mais votado. Isso ajudou a eleger bancadas representativas na Câmara dos Deputados e denotava a força de quem estava no governo.
Antecipação – Durante reunião com executivos da APM Terminals na sede do Grupo Maersk, em Copenhague, nesta segunda-feira (27), a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou a antecipação da segunda fase do terminal de contêineres que a companhia constrói em Suape, cuja primeira etapa, de R$ 2,2 bilhões, resultará no primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina. Inicialmente prevista para 2034, a nova fase começará já em 2027, ampliando os investimentos e a geração de empregos no Estado.
Café da manhã – O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, oferecerá um café da manhã ao governador em exercício, Ricardo Paes Barreto. Na ocasião, Paes Barreto acompanhará obras do governo de Pernambuco na cidade.
Salgueiro – Nesta terça-feira será divulgada mais uma pesquisa de avaliação, desta vez o DataTrends Pesquisas trará o quadro da gestão do prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro. Além disso, será divulgada a avaliação da governadora Raquel Lyra.
Inocente quer saber – Quem conquistará a União Progressista, João Campos ou Raquel Lyra?



