Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 12 de janeiro de 2016

Coluna do blog desta terça-feira

Exatta aponta situação confortável de Geraldo Julio 

A Folha de Pernambuco divulgou ontem uma pesquisa sobre a avaliação do prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB). Nela 63% dos entrevistados consideram a gestão socialista, que entra no seu quarto ano, como positiva, enquanto 31% avaliam a gestão de Geraldo Julio negativa e 6% resolveram não opiniar. Na sondagem, que não analisou o quadro de candidaturas, fica evidenciado um certo favoritismo do socialista para a reeleição em outubro.

Apenas para efeito de comparação, em 2012, quando João da Costa era o prefeito do Recife e almejava ser candidato à reeleição, o IPMN fez uma sondagem em janeiro e apontou o petista com apenas 17% de ótimo e bom, enquanto 52% consideravam a gestão ruim ou péssima. Naquela sondagem, que analisou o quadro eleitoral e considerava a candidatura de João da Costa, o petista tinha em janeiro entre 18% e 22% de intenções de voto a depender do cenário.

Naquele mesmo período em que Eduardo Campos era governador, enquanto João da Costa patinava na avaliação, Eduardo ostentava nada menos que 74% de ótimo e bom, enquanto apenas 5% consideravam seu governo ruim ou péssimo. Aquele momento apontava uma distorção entre os rumos do Recife e os rumos de Pernambuco, e foi apostando nisso que Eduardo decidiu, após a briga do PT, lançar a candidatura de Geraldo Julio, que até maio sequer era pré-candidato, e em junho foi oficializado até ser eleito no primeiro turno.

Diferentemente de 2012 quando havia uma clara vontade de mudança por parte do eleitorado recifense, a Exatta mostra em números que há um interesse do eleitor em continuar com a gestão do PSB. A leitura que pode ser feita pelos números divulgados pela Exatta é que apesar da crise Geraldo Julio tem conseguido realizar uma gestão aceitável aos olhos eleitor. Mantido este cenário até as convenções em junho, é possível que o eleitorado que aprova o prefeito possa também decidir por reelegê-lo.

Se em 2012 Geraldo precisou correr contra o tempo para se tornar um candidato conhecido e competitivo a ponto de vencer por uma margem pequena a disputa no primeiro turno, agora em 2016 o relógio conta a favor do prefeito, que está com uma avaliação suficiente para angariar apoios partidários e pavimentar sua reeleição com melhores chances que a sua eleição em 2012.

Equívoco – Esta coluna afirmou ontem que o empresário Romero Cavalcanti, filiado ao PEN, era pré-candidato a prefeito de Orobó, mas na verdade Romero será candidato a prefeito de Orocó. A diferença, além de uma letra, é que Orobó fica no Agreste a 118 km do Recife, enquanto Orocó, a cidade em que Romero pretende ser prefeito, fica no sertão do São Francisco a 569 km da capital pernambucana.

Jaboatão dos Guararapes – Há uma forte expectativa para que a secretária Mirtes Cordeiro (PPS) possa ser a vice-prefeita na chapa encabeçada por Conceição Nascimento (PSDB) na disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Se confirmada a dobradinha PSDB/PPS será uma reedição da chapa que elegeu Elias Gomes em 2008, quando o tucano teve na sua vice o pós-comunista Edir Peres.

Fernando Monteiro – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) está bastante animado com o lançamento de alguns candidatos a prefeito do seu grupo político em outubro. Dentre eles está a candidatura do advogado Felipe Rodrigues (PP) a prefeito de Palmares. O atual prefeito João Bezerra (PSB) ostenta elevados índices de rejeição e pode não emplacar a reeleição.

São José da Coroa Grande – O ex-prefeito José Barbosa (PSD) já definiu que será novamente candidato a prefeito de São José da Coroa Grande em outubro. Barbosa deverá enfrentar Elianai Baleia (PDT), atual prefeita e esposa do ex-prefeito João Baleia, que tentará a reeleição. José Barbosa é ligado ao secretário das Cidades André de Paula e fez parte no ano passado da diretoria do Náutico.

RÁPIDAS

Defesa – O vereador em exercício Wanderson Florêncio (PSDB) defendeu o apoio do partido à reeleição do prefeito Geraldo Julio, inclusive indicando o vice na chapa, que na ótica de Wanderson seria a secretária Aline Mariano. Wanderson apoiou Daniel Coelho em 2012 mas depois se desentenderam. Com Aline na vice de Geraldo ele herdará os votos da secretária e pavimentará sua reeleição.

Paudalho – O ex-deputado Leonardo Dias aguarda o destino do seu pai, o deputado Romário Dias (PTB), que poderá se filiar ao PSB, para definir se será mesmo candidato a prefeito de Paudalho em outubro. Leonardo é um empresário bem-sucedido e deixou de ser deputado para dar lugar ao pai na Casa Joaquim Nabuco, mas tem grande apreço pela atividade política.

Inocente quer saber – Quando Armando Monteiro voltará a fazer política em Pernambuco?

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Política, Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login