
Lula Cabral lança programa de educação internacional no Cabo
Enquanto muitos municípios ainda enfrentam dificuldades básicas no setor educacional, o Cabo de Santo Agostinho aposta em um caminho ousado e visionário: a internacionalização da educação pública. Um convênio firmado entre a Prefeitura e a Embaixada da França no Brasil vai transformar a cidade na primeira do Nordeste a incluir o ensino da língua francesa na grade da rede municipal. O projeto, que começa em agosto com quatro turmas no Núcleo de Línguas da Prefeitura, marca um passo relevante em direção à formação plurilíngue de jovens estudantes da cidade.
O programa, viabilizado por meio do FrancEscola, é fruto direto da atuação do prefeito Lula Cabral, que tem assumido para si o protagonismo das iniciativas na área de educação. O gestor tem apostado em um modelo onde o ensino vai além do português e do currículo tradicional. Hoje, os alunos já têm acesso ao inglês, ao espanhol e à Libras. A chegada do francês amplia esse espectro e reforça o discurso da educação como ferramenta real de mobilidade social e inserção no mundo globalizado.
A presença do embaixador Emmanuel Lenain e do cônsul-geral da França no Recife, Serge Gas, no ato de assinatura do acordo, evidencia a importância diplomática e cultural da iniciativa. Para a França, trata-se de ampliar sua influência por meio de laços culturais e educacionais duradouros. Para o Cabo, é uma oportunidade de oferecer uma formação mais completa e moderna a seus estudantes — muitos deles de comunidades onde as oportunidades, até pouco tempo atrás, eram escassas ou inexistentes.
O ato também ganha relevância simbólica por ocorrer no ano em que Brasil e França comemoram 200 anos de relações diplomáticas. Mais do que celebrar o passado, o projeto aponta para o futuro. Ao garantir acesso ao ensino da língua francesa, o município planta uma semente de transformação que pode, a médio prazo, gerar frutos em forma de intercâmbios, bolsas de estudo e novos horizontes para uma geração de jovens cabenses.
Em tempos de polarizações e disputas ideológicas, é no campo das políticas públicas eficazes e transformadoras que se constrói o verdadeiro legado político. No Cabo de Santo Agostinho, essa lição começa — literalmente — em sala de aula.
Contas aprovadas – A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (17), as contas dos dois mandatos do ex-governador e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, referentes aos anos de 2017 a 2022. As finanças já haviam sido aprovadas previamente pelo Tribunal de Contas do Estado, que encaminhou o relatório de 2022 no último dia 4. O TCE destacou que Paulo Câmara entregou o governo com superávit de R$ 4,25 bilhões, consolidando uma gestão marcada, segundo o ex-governador, por responsabilidade fiscal e avanços sociais mesmo diante de severas crises econômicas e sanitárias.
Ministro dos investimentos – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta terça-feira (17), um marco histórico para o setor energético do país: a assinatura dos primeiros contratos para a conclusão do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca (PE). Com investimento inicial de R$ 4,9 bilhões, o projeto fortalece a capacidade de refino nacional e simboliza o compromisso do governo Lula com o desenvolvimento do Nordeste e a retomada das atividades no Porto de Suape.
Vitória – A deputada federal Maria Arraes celebrou, nesta terça-feira (17), a derrubada do veto ao projeto de lei que garante indenização e pensão vitalícia para crianças com microcefalia e outras deficiências causadas pelo vírus da zika.“Em Pernambuco, onde a dor bateu mais forte, essa vitória tem um peso enorme”, afirmou Maria Arraes, que em março se reuniu com o ministro Alexandre Padilha para defender pessoalmente a derrubada do veto.
Encontro – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, terá um encontro com a governadora Raquel Lyra no próximo dia 25 para tratar da segurança pública do seu município. O encontro também deverá garantir parcerias entre a gestão municipal e o governo estadual.
Desespero – Um aliado do prefeito João Campos e do presidente do União Brasil, Miguel Coelho, classificou a resposta de Julio Lossio Filho como desespero com o projeto de João Campos para o governo de Pernambuco. Na sua avaliação, em reserva, a família Lossio vive como biruta de aeroporto, tendo apoiado Marília Arraes em 2022, e agora quer se apegar a fatos inverídicos para tentar se manter na barra da saia da governadora Raquel Lyra. “Ele está desesperado com os sinais que apontam para uma vitória de João Campos no próximo ano”, cutucou.
Rodrigo Farias – O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Rodrigo Farias, tem desempenhado um grande papel na construção do projeto de João Campos para o governo de Pernambuco. Ele tem sido fundamental para o fortalecimento da relação entre Campos e o presidente Álvaro Porto. É de longe um dos melhores quadros do PSB e um dos homens de confiança do prefeito do Recife.
Inocente quer saber – Miguel Coelho tem vaga encaminhada para disputar o Senado pela Frente Popular?


