Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 9 de novembro de 2015

Coluna do blog desta segunda-feira

Jarbas demonstra força política em almoço 

Considerado um dos políticos mais vitoriosos de Pernambuco e a maior liderança viva do estado, o deputado federal Jarbas Vasconcelos exerceu quase todos os cargos que um homem público almeja ocupar. Foi deputado estadual, federal, prefeito, governador e senador, além disso teve seu nome ventilado para ser candidato a vice-presidente da República em 2002, mas acabou declinando.

É bem verdade que após a vitória de Eduardo Campos em 2006 para o governo de Pernambuco, a liderança política de Jarbas foi ofuscada, sendo ampliada a força de Eduardo na eleição de 2010, quando, disputando a reeleição, aplicou uma estrondosa vitória sobre o próprio Jarbas por uma diferença de mais de três milhões de votos de diferença. Naturalmente após a derrota Jarbas parecia dizimado politicamente de Pernambuco.

Quis o destino que em 2011 os amigos em comum de Jarbas e Eduardo fizessem a “intriga do bem” e que ambos retomassem o diálogo após quase duas décadas de rompimento politico. A retomada da relação entre Jarbas e Eduardo culminou numa aliança entre o PSB de Eduardo e o PMDB de Jarbas em torno da candidatura de Geraldo Julio em 2012 a prefeito do Recife.

As relações foram se tornando cada vez mais consistentes e Jarbas, fiel ao seu estilo discreto e direto, desistiu da reeleição ao Senado para facilitar a vida de Eduardo na montagem da Frente Popular. Raul Henry, pupilo de Jarbas, foi candidato a vice-governador de Paulo Câmara, pupilo de Eduardo, e o Senado ficou livre pra Fernando Bezerra Coelho, que sonhava acordado com o Palácio do Campo das Princesas e precisava de um prêmio de consolação.

Os meses de passaram, Eduardo Campos morreu em Agosto num acidente de avião em Santos, Paulo Câmara e FBC ganharam a eleição e Jarbas, que até então estava sendo dado como “morto” eleitoral e politicamente falando, sai das urnas com quase 230 mil votos para deputado federal, sendo o terceiro do estado e o segundo mais votado de Recife.

Na ausência de Eduardo, Jarbas voltou a ser a maior expressão política de Pernambuco e no último sábado reuniu boa parte da bancada pernambucana em Brasília para o seu tradicional cozido no Janga. O destino de Jarbas ninguém sabe ainda – disputa a prefeitura, tenta a presidência da Câmara ou fica como está – mas todo mundo reconhece que se tem alguém com prestígio politico em Pernambuco esse alguém se chama Jarbas Vasconcelos.

Nacional – Uma pessoa da extrema confiança do deputado Jarbas Vasconcelos, quando perguntada sobre a possível candidatura do ex-governador a prefeito do Recife no ano que vem afirmou que Jarbas já tinha sido duas vezes prefeito e sua atuação política está mais voltada para o cenário nacional, indicando que Jarbas pode mesmo ser candidato a presidente da Câmara dos Deputados caso Eduardo Cunha seja cassado.

Jarbas Filho – Caso se confirme a não-candidatura de Jarbas a prefeito do Recife, o caminho ficará livre para que Jarbas Vasconcelos Filho seja novamente candidato a vereador do Recife no ano que vem. Há quem diga que Jarbas já teria dado o sinal verde ao herdeiro para que ele comece a se movimentar visando uma cadeira na Casa José Mariano.

Rodrigo Novaes – Apesar de ter seu nome ventilado para disputar a prefeitura de Floresta, o deputado estadual Rodrigo Novaes, que está no segundo mandato na Casa Joaquim Nabuco, não estaria muito disposto a tentar o executivo da sua cidade no ano que vem. Dizem que o caminho de Rodrigo será mesmo a Câmara dos Deputados em 2018.

Paulo Câmara – O governador Paulo Câmara receberá hoje a direção da Amupe e os prefeitos pernambucanos no Palácio do Campo das Princesas a partir das 11:30 horas. Na pauta uma discussão sobre a situação atual dos municípios, que estão indo de mal a pior com a queda dos repasses do governo federal.

RÁPIDAS

Fernando Bezerra Coelho – Dizem os mais próximos do senador Fernando Bezerra Coelho que ele só está esperando o “momento certo” para romper com o governador Paulo Câmara e se lançar candidato ao governo em 2018. O momento certo seria meados de 2017 após o resultado das eleições municipais.

Marilia Arraes – Após tentativas frustradas de se filiar ao PSOL, a vereadora Marilia Arraes poderá ter como destino o PT. Sem candidato natural à prefeitura do Recife, o PT poderia dar legenda a neta de Arraes no intuito de constranger o PSB. A candidatura seria olímpica porque o PT está com a imagem de mal a pior no Brasil inteiro e no Recife não é diferente.

Inocente quer saber – Quem será capaz de promover a “intriga do bem” entre o prefeito Geraldo Julio e o deputado Jarbas Vasconcelos?

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Pernambuco, Política, Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login