Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:10 am do dia 1 de outubro de 2015

Coluna do blog desta quinta-feira

Ministério de Dilma não resolve crise política 

A presidente Dilma Rousseff deverá anunciar amanhã a tão esperada reforma ministerial, que havia forte expectativa de uma brusca redução de pastas, com previsão de restarem apenas 29 ministros na Esplanada. Mas a vontade de Dilma em apresentar uma resposta à sociedade com a redução criou um imbróglio ainda maior, isso porque a presidente provavelmente não conseguirá reduzir as dez pastas e se tornou mais refém do PMDB.

A grande mudança da reforma ministerial que pode trazer um novo oxigênio para a presidente na luta contra a baixa popularidade e consequentemente contra o impeachment é a saída de Aloizio Mercadante da Casa Civil para a entrada de Jacques Wagner, que foi governador da Bahia por dois mandatos e estava ocupando o ministério da Defesa.

A saída de Mercadante é uma vitória pessoal do ex-presidente Lula, que há muito tempo queria sua cabeça porque tinha informações de que o Congresso Nacional ficou mais hostil ao governo Dilma Rousseff, dentre outras coisas, a falta de traquejo de Mercadante no cargo. A escolha de Jacques Wagner também é outra vitória de Lula, que queria alguém que soubesse dialogar com os deputados e senadores para melhorar a situação do Planalto.

No mais, a reforma não traz nenhum fato novo que possa contribuir para a melhoria da imagem da presidente perante a população. De acordo com mais uma pesquisa divulgada ontem pela CNI/Ibope a presidente continua frágil. Com apenas 10% de ótimo/bom, amarga vários indices de rejeição como o fato de 82% dos entrevistados rejeitarem a forma de governar dela, enquanto apenas 14% aprovam, por exemplo.

Pra completar, a reforma ministerial não está agradando nem um pouco o PT, isso porque com as fusões que estão sendo realizadas o partido cairá de sete pastas na esplanada para apenas duas. Definitivamente o governo Dilma Rousseff saiu dos trilhos e não tem a menor perspectiva de encontrar um rumo.

Tucanos – Conforme noticiamos em primeira mão nesta coluna no dia 30 de julho, o ex-governador João Lyra Neto e a sua filha a deputada Raquel Lyra decidiram mesmo sair do PSB para se filiarem ao PSDB visando a disputa pela prefeitura de Caruaru nas eleições do ano que vem. A candidata dos Lyra deve mesmo ser a deputada.

Waldemar Borges – O líder do governo na Alepe deputado Waldemar Borges (PSB) oficializa hoje a sua troca de domicílio eleitoral para o município de Gravatá. Waldemar pretende disputar a prefeitura no ano que vem com o aval do Palácio e espera contar com parte significativa da Frente Popular para o seu projeto.

Antônio  Campos – O advogado Antônio Campos, pré-candidato a prefeito de Olinda pelo PSB nas eleições do ano que vem, tem realizado uma intensa agenda no município dando prioridade aos lugares mais carentes. O resultado tem surtido efeito e quando as pessoas sabem que ele é irmão de Eduardo Campos acabam contando algum fato que ocorreu com o ex-governador.

Fraude – A Polícia Federal apontou ontem indícios de fraude no leilão do terreno da REFFSA no Cais José Estelita em 2008 durante a gestão o ex-prefeito João Paulo. De acordo com a perícia houve um subfaturamento de R$ 10 milhões no leilão que apareceu apenas um interessado que foi o consórcio Novo Recife liderado pela Moura Dubeux.

RÁPIDAS

Violência – De acordo com o Mapa da Violência divulgado ontem o Recife com 32 mortes por 100 mil habitantes é a capital do Nordeste melhor posicionada. Fortaleza, Maceió, Natal e João Pessoa possuem quase o dobro de mortes por 100 mil habitantes. O resultado é reflexo do exitoso Pacto Pela Vida, que recentemente passou a apresentar aumento nos homicídios. Os dados são de 2014.

Camaragibe – O prefeito Jorge Alexandre (PSDB), que tem se mostrado uma grata surpresa na Região Metropolitana do Recife, anunciou ontem mais uma medida de impacto no município. Decidiu cortar pela metade o seu salário  o do vice-prefeito. Além disso vai cortar 20% dos cargos comissionados e uma série de custeios com a máquina pública.

Inocente quer saber – Eduardo Cunha vira a casaca após emplacar Celso Pansera no Ministério da Ciência e Tecnologia?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Vice-prefeito de Buenos Aires deixa o PSD, se filia ao PSDB e declara apoio a Gabriel Porto
Prefeitura do Jaboatão lança programa social Conexão Cidadã
Secretário César Ramos participa de programação na HITS FM e Play Hits TV
Neto de Dija anuncia apoio ao deputado estadual Francismar e ao deputado federal Pedro Campos
Prefeitura de Goiana organiza sua 1ª Conferência de política para mulheres
Fernando Dueire comenta especulações sobre estar na chapa de João Campos ou Raquel Lyra em 2026
Deputado Guilherme Uchôa destaca Getúlio Belém como um dos grandes nomes que podem surgir em 2026
“O Brasil não parou, andou para trás” diz Anderson Ferreira
São Joaquim do Monte recebe pelo segundo ano consecutivo, Selo Painel de Transparência dos festejos juninos 2025
Coluna desta quarta-feira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar