Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 22:52 pm do dia 30 de setembro de 2015

Mudanças climáticas: Fernando Bezerra destaca investimentos em “energias limpas” e proposta do Brasil à COP-21

Brasília, 30/09/15 – Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) subiu hoje (30) à Tribuna do Senado para parabenizar o estado de Pernambuco pelos investimentos na ampliação das chamadas “energias limpas”. O senador referia-se à inauguração do primeiro parque híbrido de geração de energias solar e eólica do país, no município de Tacaratu. Bezerra Coelho também registrou satisfação por mais dois parques de energia solar que serão instalados no município de Flores, Sertão do Pajeú. O senador destacou, ainda, a realização, nesta quinta-feira (1º), de audiência pública com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que comparecerá à CMMC para detalhar a proposta que o Brasil apresentará na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças no Clima (COP-21).

Desde o início do mandato no Senado, Fernando Bezerra tem defendido mais investimentos para a diversificação da matriz energética brasileira. Inaugurado na última sexta-feira (25), na Região do São Francisco, o parque híbrido de Tacaratu tem capacidade para gerar 340 gigawatts/hora de energia eólica e solar, por ano. “Para se ter uma ideia, este volume de energia é suficiente para abastecer mais de 200 mil residências”, ilustrou o senador. Formado por duas usinas fotovoltaicas com potência instalada de 11 megawatts, o parque passa a ser o maior parque de energia solar em operação no Brasil. Ele contribuirá para o aumento de mais de 30% da capacidade instalada de geração de energia solar no país. Além destas usinas, o empreendimento – batizado de “Complexo das Fontes” – conta com um parque eólico de 80 megawatts. Segundo Fernando Bezerra Coelho, este modelo híbrido de produção de energia se mostra viável em 60% do território pernambucano, como aponta o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco.

O senador também destacou, durante o pronunciamento, a instalação de mais dois parques de energia solar no município de Flores. A assinatura do contrato para a implementação destes parques – que deverão entrar em operação até 2017, com capacidade para produzir 52 megawatts de energia gerada pelo sol – já foi anunciada pelo Governo de Pernambuco e o consórcio Kroma Energia e Cone Concierge. “Estes modelos, que vêm do meu estado, podem e devem ser seguidos em todo o Brasil, que possui elevado índice de insolação e é considerado “Terra do Sol”, a exemplo da Austrália”, destacou.

COP-21 – Na Tribuna do Senado, Fernando Bezerra lembrou que, na última segunda-feira (28), durante a abertura da 70ª Assembleia-Geral da ONU, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil fará um grande esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa sem comprometer o desenvolvimento do país. Entre as principais medidas, destacam-se a redução, até o ano de 2030, de 43% das emissões de gases de efeito estufa; o fim do desmatamento ilegal; o reflorestamento de 12 milhões de hectares; a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e a integração de 5 milhões de hectares de lavoura, pecuária e florestas.

De acordo com o governo federal, o Brasil também diversificará a matriz energética nacional, ampliando a participação das chamadas “energias limpas”. A meta é que as fontes renováveis respondam por 45% do total da matriz. Destes, 23% corresponderá à participação das energias eólica, solar e de biomassa.

“Sou favorável a tais metas. Porém, defendo ainda mais ousadia em relação ao prazo para o alcance destes objetivos. Isto é, que eles sejam alcançados antes de 2030”, afirmou o senador. “Se estas metas forem colocadas na lista de prioridades do Brasil, teremos condições de nos posicionarmos, de fato, como líderes neste ambiente. Tanto pelo potencial energético e as reservas ambientais que o país possui como também pela dimensão da nossa Amazônia”, completou Fernando Bezerra Coelho.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, destaque, Pernambuco, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Sirinhaém recebe a Caravana do Crédito AGE
Festival Pernambuco Meu País: governadora Raquel Lyra dá largada à maratona cultural com programação em 10 cidades
Aprovação as pressas do projeto de transforma o clube português em shopping gera questionamentos
Câmara do Cabo recebe secretário de Defesa Social para apresentação de prestação de contas
Clarissa Tércio se junta à população em buzinaço por “Fora Lula e Moraes”
Coluna desta segunda-feira
À frente da ABRACEN, presidente do Ceasa-PE, Bruno Rodrigues, lidera encontro nacional sobre modernização das Centrais de Abastecimento em Brasília
Simão Durando se reúne com produtores e defende esforço conjunto para impedir taxação nas exportações de frutas
Governo de Pernambuco anuncia construção de 4,6 mil cisternas em mais de 30 municípios atingidos pela estiagem
Diego Cabral garante investimentos em prevenção contra ação das chuvas em Camaragibe

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar