Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 24 de agosto de 2015

Coluna do blog desta segunda-feira

Jarbas Vasconcelos pode passar atestado de incoerente 

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) passou quase vinte anos rompido com o ex-governador Eduardo Campos (PSB). O rompimento aconteceu em 1992 quando Jarbas não aceitou que o neto de Arraes fosse seu  vice-prefeito na chapa que disputou a prefeitura naquele ano. Jarbas acabou vitorioso posteriormente conseguiu impor uma derrota histórica a Miguel Arraes em 1998.

O rompimento entre Jarbas e Eduardo foi mantido até meados de 2011 quando a turma do “deixa disso” realizou a “intriga do bem” para que os dois líderes políticos retomassem a relação. Antes disso precisou que Eduardo devolvesse a surra eleitoral que Jarbas havia dado em Arraes em 1998 com “juros e correção monetária” nas eleições de 2010. 

Além de Jarbas e Eduardo retomarem o diálogo, eles também retomaram a aliança depois de vinte anos interrompida por uma disputa pela prefeitura do Recife, e igualmente numa disputa pelo executivo municipal Jarbas e Eduardo subiram no mesmo palanque. Naquele momento Raul Henry, pupilo de Jarbas, desistiu de disputar a PCR para apoiar Geraldo Julio, o pupilo de Eduardo. 

Como todos sabem, com a entrada do PMDB na Frente Popular, a vitória de Geraldo Julio aconteceu no primeiro turno. Porque se Raul Henry tivesse sido candidato dificilmente a fatura seria liquidada na primeira etapa. E na gestão de Geraldo Julio, o núcleo jarbista foi bastante privilegiado com Roberto Pandolfi, aliado de Jarbas, assumindo a secretaria de Finanças e Murilo Cavalcanti, integrante dos quadros do PMDB assumindo a secretaria de Segurança Urbana.

No processo de escolha da chapa majoritária da Frente Popular para 2014, Eduardo Campos ouviu a todos e escolheu até antes do candidato a governador, o candidato a vice, que foi Raul Henry, dando sobrevida ao núcleo jarbista, que temia pelo risco de Jarbas não se reeleger senador e ter dificuldades de alcançar o mandato na Câmara dos Deputados.

Agora, após a morte de Eduardo, e com as gestões passando por inúmeras dificuldades financeiras, Jarbas dá sinais de que não apoiará a reeleição do prefeito Geraldo Julio e ainda poderá se lançar a prefeito do Recife. É bem verdade que a postulação de Jarbas é legítima não só pela sua história política como também pelo direito de qualquer indivíduo ter de querer ser candidato a um determinado cargo.

Mas se não houver uma justificativa plausível para a ruptura com Geraldo, Jarbas assinará atestado de incoerente. No meio político já chovem especulações se Jarbas consideraria a hipótese de disputar a PCR no ano que vem caso Eduardo Campos estivesse vivo. Além disso, pegou muito mal a descortesia do ex-governador de Pernambuco convidar o governador Paulo Câmara para o seu aniversário e excluir o prefeito do Recife da sua lista de convidados. Políticos avaliam que Jarbas passou recibo desnecessariamente antecipado. 

Irregularidades – A bancada de oposição da Câmara de São Bento do Una, no Agreste, ingressará com uma ação no Ministério Público contra a prefeita Débora Almeida (PSB) por conta de possíveis irregularidades na folha de pagamento do município que tem pessoas com até três vínculos empregatícios com a prefeitura como pedreiro, médico e médico plantonista.

Controle – No final de semana havia forte especulação de que o vereador Gilberto Alves, líder do governo na Casa José Mariano, perdeu o controle estadual do PTN para o deputado federal Ricardo Teobaldo (PTB), que indicaria um aliado seu para o comando da sigla. Resta saber se ao longo da semana o rumor se tornará verdade.

Ausência – Foi constatada a ausência dos deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Augusto Coutinho (SD) e do secretário das Cidades André de Paula (PSD) no aniversário do deputado Jarbas Vasconcelos. É que Mendonça, Augusto e André eram expoentes da União por Pernambuco no governo Jarbas e hoje não estão nem um pouco interessados em apoiá-lo na disputa pela PCR. 

Prestígio – Os deputados federais Fernando Monteiro e Eduardo da Fonte tiveram fundamental importância na atração dos 52 sistemas de abastecimento de água ao longo da transposição do rio São Francisco. O investimento foi na ordem de R$ 140 milhões, fruto de um convênio com o ministério da Integração Nacional comandado por Gilberto Occhi, filiado ao PP de Fernando e Eduardo.

RÁPIDAS 

PSD – A prefeita de João Alfredo Maria Sebastiana trocou o PTB do ministro Armando Monteiro pelo PSD do secretário das Cidades André de Paula. Nas eleições passadas a prefeita votou em Paulo Câmara para governador e ficou sem condições de continuar no PTB. 

Resposta – Após as declarações do vice-governador Raul Henry (PMDB) defendendo o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o vice-líder do governo Silvio Costa (PSC), explosivo por natureza, rebateu Raul dizendo que ele deveria se preocupar com a operação Fair Play e com a Arena Pernambuco.

Inocente quer saber – Por quê Lula Cabral faz um mandato tão apagado na Alepe? 

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Política, Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

6º Congresso Regional de Gestores Públicos reúne especialistas e lideranças em João Pessoa
Município de Orobó recebe Secretário Estadual de Assistência Social e fortalece parceria com o Governo de Pernambuco
Anderson Correia propõe mudança na lei para solucionar dívidas de IPTU do Central
Coluna desta terça-feira
Janjão fecha apoio à reeleição do senador Dueire
Governadora Raquel Lyra recebe missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)
Marcello Maranhão prestigia procissão de Senhora Santana e é calorosamente recebido pela população de Ribeirão
Fernanda Torres faz história ao assumir interinamente a Prefeitura de Cabrobó
Governo do Estado e TJPE firmam financiamento junto ao BID para garantir a transformação digital do Poder Judiciário pernambucano
Gilmar Júnior comemora lei que torna fibromialgia deficiência

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar