
Raquel pode fazer aceno a Lula
Nos bastidores, a informação de que o PL perderia o comando do DETRAN para o PP caiu como uma bomba. Esse movimento não é uma expectativa de hoje da classe política, isso porque o PL tem cinco deputados estaduais, mas apenas Renato Antunes estava votando irrestritamente com o Palácio do Campo das Princesas, os demais têm adotado uma postura de independência ou até mesmo de oposição frontal, a exemplo do Coronel Feitosa.
A bem da verdade é que o Palácio do Planalto tem interesse em fortalecer os laços com a governadora Raquel Lyra, mas um dos entraves seria o fato de o PL ocupar espaços no governo estadual. O que inviabilizaria ou pelo menos dificultaria este entendimento. A conjuntura nacional inexoravelmente obrigará o PL a ter candidato a governador em 2026, então o sentimento da base da governadora é que mais cedo ou mais tarde esse movimento terá que acontecer.
Caso formalize a entrega do DETRAN ao PP, Raquel Lyra não apenas estará acenando a Lula para uma relação mais próxima, como poderá começar a formar uma base parlamentar mais sólida, uma vez que o PP tem influência em 1/5 da Alepe, não só com sua bancada como outros três deputados que têm relação estreita com o presidente estadual do partido, o deputado federal Eduardo da Fonte.
Este movimento poderá aproximar o PT da governadora e mais do que isso, ter desdobramentos positivos para ela em 2026, então o sentimento de parlamentares governistas é que a virada de chave tão necessária para o governo, poderá acontecer com um aceno mais claro ao Planalto e ao PT com o afastamento do PL.
Prefeito – Com a viagem do prefeito João Campos, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, assumirá a prefeitura durante a vacância do cargo. A linha sucessória de João Campos ficaria inelegível se assumisse o cargo, então a Câmara Municipal do Recife aprovou uma lei baseada no Rio de Janeiro que possibilitou o presidente do TJPE ser prefeito até a próxima terça-feira.
Armas – O Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional lei do Estado do Paraná que facilitava o porte de arma de fogo aos CACs (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores). A norma justificava a necessidade do porte para a categoria “em razão do exercício de atividade de risco e pela ameaça à sua integridade física”. No voto, o ministro Cristiano Zanin verificou que a Lei estadual tratou de matéria “cuja competência é constitucionalmente atribuída à União, a quem cabe legislar, autorizar e fiscalizar o uso de material bélico”. A ação foi proposta pelo presidente Lula (PT), em dezembro de 2023.
Prazo – Os interessados em disputar cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito em 2024 tem até este sábado (6) para se filiar a um partido. Essa data-limite da legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses antes da eleição. O dia 6 de abril também é a data final para que a pessoa esteja com domicílio eleitoral no município em que deseja concorrer. Em casos de coexistência de filiações partidárias, a legislação estabelece que deverá prevalecer a mais recente.
Inocente quer saber – O PL perderá mesmo o DETRAN no governo Raquel Lyra?



