Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 21:01 pm do dia 15 de agosto de 2023

Recife vai sediar os Sul-Americanos de Vôlei entre os próximos dias 19 e 30

O campeonato feminino ocorrerá entre os dias 19 e 23 de agosto, e o masculino, entre os dias 26 e 30. Estudantes da rede municipal de ensino vão ter acesso a ingressos gratuitamente. Foto: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife

O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) vai ser a casa do Vôlei Sul-Americano, recebendo os campeonatos feminino e masculino de seleções, realizados pela Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV) e Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes. O ginásio está passando por adaptações para o campeonato feminino que ocorrerá entre os dias 19 e 23 deste mês, e o masculino, entre os dias 26 e 30. Na coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta terça-feira (15), o prefeito do Recife João Campos afirmou que alunos da rede municipal de ensino vão poder ter ingresso de forma gratuita.

“Nos próximos dias começam aqui no Geraldão os Sul-Americanos, feminino e masculino, de vôlei. Lembro que a Prefeitura vai disponibilizar mais de 8 mil ingressos para as crianças, estudantes da nossa rede de ensino, e também para  crianças que fazem atividades ligadas ao vôlei, seja no Compaz, ou em alguma associação de bairro. A ideia é democratizar o acesso e dar o direito às crianças do Recife e aos jovens de assistirem uma competição internacional”, explicou João Campos. “Quem sonhou um dia em ver ao vivo, depois de ver pela televisão, vai poder acompanhar presencialmente. A Prefeitura do Recife vai fazer isso, principalmente, com os alunos da nossa rede. Vamos mostrar que o esporte é uma atividade fundamental para gerar oportunidade, construir cidadania e fazer o bem, não só para quem pratica, mas também para quem admira”, completou.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari, o Geraldão e o Recife têm as condições necessárias para realizar mais um evento de grande porte. “A gente esteve aqui no ano passado, na disputa da Supercopa Masculina, e nós vimos que tudo o que era necessário para um grande evento, o Geraldão possuía. Então não tivemos dúvida em procurar o prefeito e o secretário para que o Recife pudesse sediar essa competição. O feminino, depois de 14 anos, está de volta numa competição sul-americana no país. A gente vem com a força máxima, tanto no masculino como no feminino, para demonstrar ao público do Recife o que o voleibol brasileiro é capaz”, disse ele.

Já o secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, comentou sobre a expectativa de público: “A expectativa está alta, os recifenses formam um público muito acolhedor. A procura por ingresso está imensa e temos a convicção que teremos um Geraldão lotado. Se Deus quiser, teremos o Brasil campeão no masculino e no feminino”, afirmou.

Tanto na competição feminina quanto na masculina, os países participantes são Brasil, Argentina, Peru, Chile e Colômbia. Os ingressos estão sendo vendidos nowww.bilheteriadigital.com.

HISTÓRIA – Realizado desde 1951, o Sul-Americano Masculino de Vôlei só não teve o Brasil como campeão em uma das 34 edições. Em 1964, a Argentina levou o título. No Feminino, o Brasil também domina o número de troféus, com 22 dos 34 títulos. Em ambas as categorias, os dois primeiros colocados garantem vaga no Mundial subsequente.

A última participação da Seleção Brasileira de Vôlei no Recife foi em 2002, na Liga Mundial da categoria masculina. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) recebeu partidas da equipe contra a Rússia, Espanha e Países Baixos. Naquela oportunidade, o Brasil perdeu o título, em Belo Horizonte, para a Rússia.

O Geraldão já tem realizado grandes eventos. Só em 2022, diversos passaram pelo equipamento. Houve a AmeriCup, torneio de basquete mais relevante das Américas. Foram cerca 135 mil torcedores, somando todos os 10 confrontos que envolveram 12 seleções. Teve o Legacy Fighting Alliance (LFA), selo que é a principal liga de desenvolvimento de atletas de MMA do planeta, e uma das mais importantes portas de acesso ao Ultimate Fighting Championship (UFC), maior organização de artes marciais do mundo. E, claro, também teve a Supercopa Masculina de Vôlei, que envolveu os últimos campeões da Superliga, o Sada Cruzeiro, e o da Copa do Brasil, o Itambé Minas.

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login