Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 12 de março de 2015 Deixe um comentário

Coluna do blog desta quinta-feira

Articulação política do governo é um fracasso

O estelionato eleitoral causado pela presidente Dilma Rousseff é um dos motivos para que o Brasil esteja em polvorosa. Mas além da economia ir muito mal e o governo estar atolado em corrupção, há um ingrediente a mais que inviabiliza o governo Dilma Rousseff.

O ministro da Casa Civil, pasta responsável pela articulação política envolvendo o governo federal e o Congresso Nacional, Aloizio Mercadante, vem de mal a pior. Isso já foi evidenciado na eleição da mesa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

As vitórias de Eduardo Cunha e Renan Calheiros foram grandes derrotas do governo. No caso específico de Eduardo Cunha, o PT lançou Arlindo Chinaglia e acabou humilhado na disputa. Já no Senado, Renan teve o apoio do PT, que foi decisivo para sua vitória, vale ressaltar, mas também pesou a capacidade política de Renan para lograr êxito na disputa. Portanto, nem Cunha nem Renan se consideram devedores do governo federal. Eles entendem que são autosuficentes e podem ajudar ou atrapalhar o governo ao seu bel-prazer.

Por mais que o governo Dilma Rousseff seja um fracasso nos mais variados temas, a articulação política comandada por Mercadante é o carro-chefe do fracasso do atual governo. O primeiro passo para um ministro da Casa Civil ter sucesso no cargo é saber atender bem as demandas do Congresso Nacional.

É preciso ter uma relação cordial com os principais líderes das duas Casas. Não é o caso do ministro Mercadante. Dilma nunca foi uma maravilha como ministra da Casa Civil, haja vista a sua antipatia peculiar, mas no momento em que ela ocupou o posto, o governo Lula era extremamente bem-avaliado, mesmo depois do Mensalão, porque a economia era uma maravilha.

Hoje com o cenário cada vez mais caótico para o governo, os congressistas não estão nem aí para o Palácio do Planalto, sobretudo com Mercadante no comando. A sua queda é uma questão de tempo e de sobrevivência para que o governo Dilma Rousseff possa tentar retomar o diálogo com o Congresso Nacional.

Veto – O governo conseguiu ontem manter o veto da presidente Dilma Rousseff pela prorrogação do acordo entre a Chesf e indústrias de energia do Norte e Nordeste. O acordo faria com que a energia chegasse mais barata a essas indústrias. A Câmara dos Deputados derrubou o veto, mas o Senado não conseguiu os 41 votos necessários para isso. Como precisava da derrubada das duas Casas, o veto foi mantido e as empresas vão ter que pagar mais caro pela energia elétrica.

Michel Temer – Muitos governistas têm defendido que a presidente Dilma Rousseff entregue parte da articulação política do governo ao vice-presidente Michel Temer, porém Dilma acha que o vice-presidente não conseguiria ter autoridade junto ao presidente do Senado Renan Calheiros, por exemplo, e segue relutando.

Carlos Wilson – O ex-governador Carlos Wilson, se estivesse vivo, teria completado ontem 65 anos de idade. Cali morreu muito jovem, mesmo assim foi deputado federal, vice-governador, governador e senador. Além disso foi presidente da Infraero no governo Lula. Cali era filho do ex-senador Wilson Campos e irmão do secretário das relações institucionais do estado André Campos.

Priscila Krause – A deputada Priscila Krause (DEM) disse que o governo tem cortado investimentos e Pernambuco tem o menor índice de investimentos em obras e instalações no primeiro bimestre desde 2009. Priscila defende que o governo deve cortar custeio com a máquina pública e não investimentos necessários ao estado.

RÁPIDAS

Elias Gomes – O prefeito de Jaboatão Elias Gomes (PSDB) enviou carta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendendo que seja realizado um pacto entre o partido e o PT no intuito de encontrar saídas para a crise que assola o Brasil.

Aniversário – Hoje as cidades-irmãs Recife e Olinda comemoram, 478 e 480 anos, respectivamente. Fica os nossos parabéns às duas cidades que são importantíssimas para Pernambuco e também para o Brasil.

Inocente quer saber – Se Pedro Barusco surrupiou US$ 100 milhões da Petrobras, quanto foi que o chefe-mor do esquema levou?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Governadora Raquel Lyra entrega títulos de propriedade e inicia construção de 112 moradias populares em Salgueiro
Prefeito filiado ao PSD de Raquel Lyra declara apoio a Silvio Costa Filho na disputa pelo Senado
Rede municipal de ensino do Jaboatão celebra assinatura de contrato de gestão
Coluna desta sexta-feira
Cabo de Santo Agostinho é a primeira cidade da RMR a implantar semáforos inteligentes com tecnologia 100% LED
“Fique em Dia”: Recife prorroga até fim de agosto descontos de até 90% em juros e multas em taxas municipais
Coluna desta quinta-feira
Alberes Lopes defende papel estratégico das Escolas do Legislativo em congresso regional
Prefeito de Araripina declara apoio à reeleição do senador Dueire
Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes é homenageada em evento pelos 20 anos do Agroamigo

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar