Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 5 de fevereiro de 2015 Deixe um comentário

Coluna do blog desta quinta-feira

Eventual governo Aécio Neves também teria dificuldades

Ao longo dos dias muita gente começou a criticar a presidente Dilma Rousseff pelos elevados aumentos na gasolina e na energia, no crescimento econômico do país que é pífio e também no tocante aos escândalos da Petrobras. Eleitores de Aécio Neves espalharam adesivos pelas ruas com os seguintes dizeres: “Não tenho culpa, votei no Aécio”.

Pela primeira vez tivemos uma disputa presidencial tão acirrada onde apenas 3 milhões de votos separaram a presidente Dilma Rousseff do senador Aécio Neves. E isso naturalmente gerou um certo acirramento de classes bem como a histórica rivalidade entre PT e PSDB.

Porém, a bem da verdade é que a única coisa boa que Aécio Neves poderia apresentar de imediato seria culpar o PT pelo caos que está instalado no Brasil, diferentemente de Dilma que não tem a quem culpar. Mas sabemos que na prática ele não iria fazer muito diferente do que Dilma vem fazendo.

Com a crise mundial de 2008, o governo Lula conseguiu surfar na chamada marolinha porque pôde conceder isenção de IPI para automóveis e para a linha branca, tinha uma situação de inflação sob controle e também a questão do emprego que era pleno graças a um comércio e uma indústria que caminhavam a todo vapor.

Aquela situação econômica permitiu ao PT mais um mandato em 2010 quando os brasileiros elegeram Dilma Rousseff e como as pessoas ainda não sentiam diretamente os efeitos da crise, atrelada a uma excelente comunicação por parte da campanha do PT, Dilma conseguiu o quarto mandato consecutivo para o partido.

Passada a euforia da eleição e naturalmente Dilma pôde colocar em prática o “pacote de maldades”, os brasileiros começaram a cair em si e enxergar que a inflação está próxima de sete pontos percentuais com tendência de crescimento daqui por diante, que o emprego não está mais tão pleno quanto durante a marolinha, que o governo não tem mais condições de subsidiar os preços e consequentemente a sensação de bem-estar foi para o beleléu.

O fato é que o Brasil iria entrar em colapso econômico tanto no governo Dilma Rousseff quanto num eventual governo Aécio Neves. E muito provavelmente durará alguns anos para poder se restabelecer do baque da atual crise.

Parceria – O ex-presidente da Câmara de Jaboatão e atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Cidade, Luiz Carlos Matos (PTB) disse na abertura do Seminário realizado em Gravatá para secretários do município que o atual presidente, o vereador Jailton está tendo um privilégio que ele não teve. Prefeito e presidente da Câmara discutindo as questões da gestão juntos, algo que não aconteceu na sua época, durante a gestão de Newton Carneiro.

João Fernando Coutinho – Circula nos bastidores de Jaboatão que a comissão provisória do PSB no município estaria perto de caducar e que a executiva estadual poderá tirar o comando de Heraldo Selva e entregá-lo ao deputado federal João Fernando Coutinho.

Humberto Costa – O senador Humberto Costa foi reconduzido ontem ao posto de líder do PT no Senado. Sua atuação é destacada, ganhando o respeito até da oposição e o respaldo do governo Dilma Rousseff para continuar no cargo.

PT – Nas inserções que o partido tem direito em cadeia estadual, o PT aproveita para enaltecer as gestões do partido no Recife e as obras que têm o DNA do governo federal no estado. O partido pode lançar o ex-deputado João Paulo para a prefeitura do Recife em 2016.

RÁPIDAS

Posse – Foram empossados ontem na Câmara dos Deputados Augusto Coutinho (SD), Raul Jungmann (PPS), Cadoca (PCdoB) e Fernando Monteiro (PP). Eles substituem André de Paula (PSD), Sebastião Oliveira (PR), Danilo Cabral e Felipe Carreras (PSB), que integram o secretariado do governador Paulo Câmara.

Laura Gomes – A ex-deputada estadual Laura Gomes assumiu a secretaria executiva de Direitos Humanos do estado. A pasta fica subordinada ao secretário Pedro Eurico.

Inocente quer saber – O Pacto Pela Vida perdeu o rumo no governo Paulo Câmara?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

São Joaquim do Monte recebe pelo segundo ano consecutivo, Selo Painel de Transparência dos festejos juninos 2025
Coluna desta quarta-feira
Ao lado de Sóstenes Cavalcante, Feitosa faz convocação aos pernambucanos
“Girando pelo Sertão, AGE destaca papel das empreendedoras”
Juninho Cantarelli recebe selo de transparência do MP, por gestão responsável em Itacuruba
Seplag-PE lança manual para orientar municípios na elaboração e revisão do Plano Plurianual
Simão Durando entrega 7ª unidade escolar de 2025 e reforça compromisso com a educação infantil de qualidade
Recife Bom de Bola 2025 começa com recorde de equipes e atletas
Anderson amplia capilaridade política com agenda intensa no interior
Avenida Mário Melo é entregue requalificada pela Prefeitura do Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar