Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 23:08 pm do dia 30 de janeiro de 2015 Deixe um comentário

Elias diz que Jaboatão “não aceita mais” ser tratado com desatenção na segurança

Em seu discurso no lançamento do programa Jaboatão em Ordem, nesta sexta-feira (30/01), no Hotel Barramares, em Piedade, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, afirmou que o município sofreu “deficit de atenção” por parte das autoridades estaduais que tratam da segurança pública e que, por isto, os índices do Pacto Pela Vida cresceram no município. Diante de um auditório lotado por moradores – representantes das sete Regionais administrativas da cidade -, de gestores estaduais e municipais e de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Pública, entre outros, o prefeito conclamou a todos para centrar esforços na disseminação da Cultura de Paz, “partindo de sua própria casa”, e alertou que “Jaboatão não aceitará mais desatenção”.

Em um duro desabafo, o prefeito ressaltou que alertou “três governadores” sobre a pouca atenção que, segundo ele, vem sendo dada a Jaboatão dos Guararapes em questões como os efetivos das polícias Civil e Militar destinados aos municípios da Região Metropolitana, no combate à violência. Neste ponto, ressaltou: “Não há comandante do 6º Batalhão (de Prazeres, responsável pelo policiamento em todo o município de Jaboatão e também da vizinha cidade de Moreno) que faça milagres”.

Sem citar os nomes, Elias referiu-se a Eduardo Campos (já falecido), João Lyra Neto (o vice que assumiu o governo com a desincompatibilização de Eduardo, em abril de 2014) e Paulo Câmara, que está completando o primeiro mês de gestão. Lembrou ter feito pleitos para uma maior destinação de policiais para Jaboatão, inclusive levando em consideração concursos públicos realizados na área de segurança do Estado, mas que não obteve resposta satisfatória.

“O que aconteceu é que os criminosos do Recife foram tangidos para Jaboatão, o que colocou em xeque o Pacto Pela Vida”, afirmou o prefeito, ainda no discurso. “Jaboatão cansou. Não vamos mais aceitar desatenção. Quem mora na periferia de nossa cidade tem o mesmo valor dos que moram no Recife”, continuou, ressaltando que persistirá reivindicando maior atenção para o município, mas sinalizou para uma forma diferente. “Não haverá mais cartinhas nem ofícios. Vou às ruas com a minha voz”.

FUNDO E CULTURA DE PAZ

O programa Jaboatão em Ordem congrega várias ações já em andamento e iniciativas novas, todas no âmbito da segurança cidadã e da ordem pública, visando ao controle e à redução da violência no espaço municipal, sem atuação repressiva. As ações buscam uma maior interatividade com a população, a exemplo das Comissões Municipais de Segurança Cidadã, e também oferecer um maior patrulhamento ostensivo dos espaços, com as Patrulhas Maria da Penha e a Rede Municipal de Pontos Seguros.

O norte principal de todas as iniciativas é a disseminação da Cultura de Paz e o respeito a todos os seres humanos, independentemente de crença ou opção sexual, por exemplo, o que o prefeito Elias Gome ressaltou ser necessário que cada cidadã passe a demonstrar maior atenção “a partir de sua própria casa”. O debate sobre a Cultura de Paz, assegurou o prefeito, será levado inclusive a todas as escolas da rede municipal.

A Prefeitura também decidiu criar o Fundo Municipal de Segurança Pública, que tem o objetivo de agregar parcerias privadas que permitam ao poder público investir ainda mais em ações para promoção de mais tranquilidade e segurança aos moradores. Por meio desse fundo, contribuições voluntárias poderão ser feitas para investimento exclusivo na área de segurança, a exemplo de instalação de câmaras de videomonitoramento nas principais vias.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Cerca de 507 novos servidores da saúde do Recife são acolhidos em cerimônia
Danillo Godoy defende Eduardo da Fonte para o Senado: “É o nome que traz resultados para Pernambuco”
Gilmar Júnior representa a enfermagem pernambucana em Congresso do Mercosul
Justiça reconhece ausência de dolo e rejeita ação por improbidade contra o ex-prefeito Edson Vieira
Banco do Nordeste destinará R$ 11,7 bilhões à agricultura empresarial no Plano Safra 2025/2026
Chuva: Prefeitura de Igarassu reforça apoio às famílias afetadas e amplia medidas de prevenção
Brasília: Projeto de Michele Collins que propõe garantia de direitos a gestantes em concursos públicos é aprovado em comissão
CHUVA: Número de desalojados em abrigo de Igarassu cai para 21
Com quase R$ 800 milhões girando na economia e um público de mais de 4 milhões de pessoas, São João de Caruaru 2025 foi o maior da história
Coluna desta sexta-feira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar