Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 30 de janeiro de 2015 Deixe um comentário

Coluna do blog desta sexta-feira

Lastro político pesou a favor de Lula Cabral

O deputado Lula Cabral desde que se elegeu para voltar à Alepe que vinha se movimentando no intuito de ocupar a primeira-secretaria da Casa Joaquim Nabuco. Lula assim que saiu da prefeitura do Cabo aceitou a missão de comandar a Jucepe.

Chegou a assumir a presidência estadual do PSC para disputar um mandato de deputado federal, mas acabou indo para o PSB a pedido do ex-governador Eduardo Campos e consequentemente abdicou do projeto de ser deputado federal para ser deputado estadual.

Havia uma expectativa para que Lula integrasse o secretariado do governador Paulo Câmara, haja vista a sua capacidade e a sua inclinação política para o executivo mas com a confirmação de que não estaria no secretariado de Paulo, não restou outra alternativa senão a primeira-secretaria.

No episódio da morte do ex-governador Eduardo Campos o PSB ficou mais perdido do que cego em tiroteio e os primeiros dias de campanha após o fatídico acidente foram de seca financeira total nos cofres do PSB, pois naquele momento Armando Monteiro liderava todas as pesquisas de intenção de voto e para muitos já poderia encomendar a beca da posse de governador.

Então Lula Cabral entrou no circuito e angariou perante o empresariado uma quantia suficiente para que a estrutura de campanha de Paulo Câmara não deixasse de moer até aparecer pesquisas mais satisfatórias, como de fato aconteceu e acabou Paulo Câmara se elegendo governador de Pernambuco.

O gesto de Lula Cabral foi visto pelo Palácio como um ato de lealdade e respeito por parte do ex-prefeito do Cabo para com a Frente Popular e com a defesa do legado de Eduardo Campos. Diante do exposto, Lula conseguiu costurar junto a Antônio Figueira, Geraldo Julio e Guilherme Uchoa a sua candidatura junto ao governador Paulo Câmara.

Lula não só será o candidato do PSB ao posto de primeiro-secretário como também deverá ser eleito, porque o único deputado que poderia prejudicar seu projeto, Eriberto Medeiros, já deu sinais que vai preferir não trocar o certo pelo duvidoso e deve ficar com a quarta secretaria da Alepe.

Se nada mudar daqui pra domingo Lula Cabral pode encomendar a beca da dupla posse: a de deputado estadual e a de comandante do cofre da Casa Joaquim Nabuco, orçado hoje em R$ 760 milhões por ano.

Injustiça – Uma das maiores injustiças que o Palácio vem realizando é a indefinição do papel de Roberta Arraes no governo. Roberta obteve mais de 38 mil votos mas não se elegeu. Sua candidatura foi fruto de um pedido pessoal do ex-governador Eduardo Campos.

Comando – A deputada Socorro Pimentel afirmou ontem que faltou um líder no PSB para que o partido indicasse um nome para presidir a Casa. Em outras palavras disse que o governador Paulo Câmara não tem a liderança necessária para comandar este processo.

Exoneração – O vereador Romerinho Jatobá saiu da secretaria de Habitação, para o seu lugar foi escolhido o advogado Carlos Fernando Filho. Romerinho volta para a Câmara do Recife. Com isso o PR indicará Alberto Feitosa para a pasta de Saneamento.

Derrotado – Neste processo da Alepe o grande derrotado foi o deputado Waldemar Borges. Chegou a ser cogitado para a presidência, a primeira-secretaria e acabou como um mero líder do governo na Casa, tendo que ser obrigado a descascar inúmeros abacaxis.

RÁPIDAS

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo – Numa eleição para a mesa diretora o ex-deputado Oseas Moraes tinha encomendado a beca da posse como presidente. Acabou perdendo a parada para Pedro Eurico. A história se repetiu com Diogo Moraes, seu filho, que estava com a mão na taça e perdeu aos 45 do segundo tempo.

Samir Abou Hana – O comunicador Samir Abou Hana poderá se candidatar nas próximas eleições a prefeito de Olinda. Samir apresenta um programa na TV Nova Nordeste e tem mais de 40 anos de carreira na comunicação.

Inocente quer saber – Quantos votos Rodrigo Novaes terá na disputa para presidente da Alepe?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral empossa 194 novos professores para a rede municipal de ensino
São João 2025 injeta mais de R$ 1,1 bilhão na economia de Pernambuco e bate recordes de público
Comissão de Saúde acata pedido de Eduardo da Fonte e irá realizar audiência pública para discutir substituição de aparelhos de cobalto no SUS
Anderson Ferreira cumpre agendas no Agreste junto a lideranças da direita
Júnior de Cleto preside sessão da Câmara do Recife e recebe elogios dos colegas parlamentares
Coluna desta quinta-feira
João Godoy é o nome indicado por Eduardo Vasconcelos para presidir o CRO-PE
“IA não pode ser ferramenta de manipulação para bilionários”, diz Lula
Governadora Raquel Lyra empossa novos secretários Daniel Coelho e André Teixeira Filho
Simão Durando anuncia entrega do primeiro trecho da Orla 3 para setembro

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar