O adversário de Guilherme Uchoa
O atual presidente da Alepe, que almeja o quinto mandato, Guilherme Uchoa acreditava que sua empreitada de continuar comandando a Casa Joaquim Nabuco seria um vôo em céu de brigadeiro. Ledo engano, agora Guilherme tem um adversário, que apesar de continuar favorito, o risco de perder a disputa começa a existir.
Este adversário é o deputado Rodrigo Novaes (PSD). Rodrigo é advogado, tem 34 anos de idade e foi reeleito para o segundo mandato na Alepe, quase triplicando sua votação em relação a 2010. Rodrigo carrega consigo a esperança de que a Casa Joaquim Nabuco possa se reoxigenar, dando oportunidade a outras lideranças políticas despontarem como alternativas para ocupar cargos de relevo na mesa diretora da Alepe.
Rodrigo Novaes deve partir para a disputa com cerca de 15 a 20 votos, podendo no dia ampliar este contingente a depender do empenho do Palácio do Campo das Princesas em evitar ficar refém do poderio de Guilherme Uchoa.
Se o Palácio agir em favor de Rodrigo, suas chances aumentam consideravelmente e no próximo domingo, na posse dos novos deputados estaduais, termos uma grande surpresa na eleição da mesa diretora que seria a vitória de Rodrigo Novaes.
Fiel da balança – A bancada de oposição na Alepe, composta por 13 deputados, poderá ser o fiel da balança na disputa entre Guilherme Uchoa e Rodrigo Novaes pela presidência da Casa. O PTB que tem seis deputados foi contra o quarto mandato de Guilherme em 2011.
Militares – O governo de Pernambuco receberá hoje dos PMs a proposta da lei de promoção de oficiais e praças e se comprometeu a aumentar o valor do Vale Alimentação, o valor das diárias especiais e garantiu participação na mesa permanente de negociação.
Proposta – O empresário Rodrigo Cavalcanti, que é pré-candidato a vereador do Recife nas próximas eleições, lançou um perfil no Instagram intitulado Compromisso com Recife para dialogar com a sociedade sobre os temas relacionados à capital pernambucana.
Atraso – O anexo da Assembleia, que abrigará os gabinetes dos deputados estaduais, estava previsto para ser entregue ontem conforme prometido pelo presidente Guilherme Uchoa, porém a entrega foi adiada para março.
RÁPIDAS
Edilson Silva – O deputado Edilson Silva (PSOL), que é candidato a presidente da Alepe, abriu mão do aumento de 26% no salário de deputado e da verba de auxílio paletó que teria direito.
Paulo Câmara – O governador Paulo Câmara estará hoje em Brasília para audiência com o ministro da Saúde Arthur Chioro. Na pauta políticas públicas nas áreas materno-infantil e de urgência e emergência.
Inocente quer saber – O que demorará mais a ser entregue: a transposição do São Francisco ou a nova sede da Alepe?


