
Voto útil de direita será imprescindível para evitar remake de 2020
A oposição ao PSB se fragmentou em quatro pré-candidaturas, Anderson Ferreira (PL), Marília Arraes (Solidariedade), Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB). Todos contra Danilo Cabral, responsável por manter a hegemonia do PSB em Pernambuco. Apesar de haver uma convergência de todos serem oposição, os campos políticos que atuam os pré-candidatos são distintos.
Marília Arraes e Danilo Cabral disputam o voto de centro-esquerda, historicamente maior em Pernambuco. Já Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra disputam um fragmento menor, que é o eleitor de centro-direita. Basicamente o que aconteceu na eleição do Recife em 2020.
No Recife, Mendonça Filho e Patrícia Domingos tiveram quase 40% dos votos válidos, e ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente, observando um segundo turno entre João Campos e Marília Arraes, ambos de esquerda. Com três nomes de centro-direita, há novamente o risco de Danilo Cabral e Marília Arraes avançarem para o segundo turno, salvo aconteça um sentimento de voto útil da direita para o nome que aparecer mais competitivo na reta final do primeiro turno.
Construir esse sentimento no eleitor anti-PT e anti-PSB é o grande desafio dos postulantes do PL, do PSDB e do União Brasil, pois para que um nome atinja algo em torno de 30% dos votos válidos e consiga carimbar o passaporte rumo ao segundo turno, os outros dois nomes teriam que minguar a um dígito. Por isso não se pode descartar a hipótese de os dois candidatos mais à esquerda estarem na segunda etapa em outubro.
Sem pressa – A despeito das especulações que Carlos Andrade Lima seria o candidato a senador na sua chapa, o pré-candidato do União Brasil, Miguel Coelho, negou que tivesse definido seu candidato à Câmara Alta. Miguel avalia que esta definição acontecerá provavelmente daqui a quinze dias e que ainda não está na pauta.
Convenção – Já sobre o prazo da sua convenção, Miguel Coelho projeta o dia 31 de julho. O prazo final é 5 de agosto, porém ele pretende definir antes para agilizar os processos burocráticos da campanha propriamente dita. Sobre o local ainda não há definição, mas deverá acontecer na capital pernambucana por uma questão logística, onde facilita a presença de aliados de todas as regiões.
Encontro – Organizado pelo presidente municipal do União Brasil, o advogado Raphael Souto, o pré-candidato Miguel Coelho conversou com mais de 200 advogados pernambucanos. Advogado de formação, Miguel falou dos seus projetos para Pernambuco em diversas áreas.
Saldo – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), considerou extremamente positivo o saldo do São João deste ano. Rodrigo além de dar continuidade à exitosa festividade, recebeu diversas lideranças políticas, dentre elas o governador Paulo Câmara, o presidente Jair Bolsonaro e todos os pré-candidatos a governador.
Prestigiado – O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), que tentará o terceiro mandato na Câmara dos Deputados, reuniu diversos apoiadores para uma prestação de contas do mandato. Além de lideranças políticas como Raquel Lyra, Priscila Krause e João Lyra Neto, os prefeitos Guiga Nunes, Elcione e Pel Lages também se fizeram presentes.
Inocente quer saber – Quem tem mais chances na direita de chegar ao segundo turno?



