A partir desta segunda-feira (8), a tramitação de documentos na Câmara do Recife passa a ser eletrônica. Todas as matérias legislativas, como projetos de lei e requerimentos, serão protocoladas com assinatura digital e enviados por e-mail. O mesmo vale para a comunicação interna entre os departamentos e os gabinetes. A mudança trará mais agilidade, menos gasto de papel e a liberação de espaços físicos destinados a arquivos físicos.
A implantação da assinatura digital foi possível por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado com a Empresa Municipal de Informática (Emprel) no mês passado. “Buscamos a expertise da Emprel para implantar a assinatura digital. Ela permite assinar os documentos pela internet a garantia da autenticidade, validade e segurança”, afirma o primeiro-secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael. Até então, para dar entrada em uma matéria legislativa, era necessário entregar três vias do documento (que, muitas vezes, tem mais de uma página) e um recibo impressos.
“Avançar na modernização da Câmara é uma das prioridades da nossa gestão. Dar mais eficiência e agilidade aos processos da Casa é um compromisso que assumimos”, destaca o presidente Romerinho Jatobá.



