Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 7:58 am do dia 20 de agosto de 2023 Deixe um comentário

Recife é pé quente na estreia do Brasil no Sul-Americano Feminino de Vôlei

Foto: Wagner Ramos

O grande dia chegou e com direito ao que muito já se esperava: arquibancadas do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) abarrotadas de apaixonados e apaixonadas, além da vitória da seleção brasileira. O Sul-Americano Feminino de Vôlei começou. O Brasil entrou em quadra às 20h30, contra o Chile, logo após o confronto entre Argentina e Colômbia. Dentro das quatro linhas, o que de melhor há entre os atletas da categoria na América do Sul. Ao redor, uma massa de torcedores que estavam sentindo um sonho ser realizado e, dentro da quadra, a equipe brasileira não desapontou e deu um show, com uma vitória tranquila sobre as chilenas por 3 sets a 0 (25/13, 25/11 e 25/21).

Marcando presença na estreia do Brasil, o prefeito João Campos destacou a importância do evento para a cidade. “Depois de 22 anos, a seleção brasileira volta ao Recife e ao Geraldão. É muito importante a gente poder receber uma competição deste nível. A Prefeitura foi fundamental pra trazer o campeonato para o Brasil e para o Recife. Com isso, a gente traz a elite do vôlei para a nossa cidade, mostrando que o Geraldão é um palco de grandes espetáculos do esporte, não só do Recife e do Brasil, mas também do mundo. E todo ano teremos competição internacional na cidade”, disse.

Já o Diretor executivo da Confederação Sul-Americana de Vôlei, Marcelo Wangler, exaltou a torcida recifense. “Estou realmente impressionado. O Geraldão ficou muito moderno. Só não estou surpreso com o público, porque em 2002 o estádio estava cheio. A população de Recife ama o voleibol. Este campeonato sul-americano, com certeza, vai entrar na história e será o primeiro de vários outros. E também é fundamental para divulgar o esporte dentro do país e, com isso, crescer o número de praticantes e amantes do voleibol”.

Nas arquibancadas lotadas do Geraldão, torcedores apaixonados puderam realizar o sonho de ver de perto a seleção brasileira de vôlei feminino. “Achei magnífico aqui. Esse é um local fundamental nosso. Agora, de fato, ele está sendo o local que precisa ser, de eventos grandes”, apontou Cleideana Bezerra, 63 anos. “A última vez que vim tem uns 20 anos, e o estado dele atual não tem nem comparação. É uma coisa aconchegante, convidativa. Dá vontade de estar cada vez mais aqui. Sou apaixonada por vôlei e nunca imaginei ver as seleções nesse lugar. Por isso comprei logo do feminino e masculino. Com certeza é um sonho sendo realizado. Vejo até reprise, imagine ao vivo.”

Um evento deste porte, inevitavelmente, acaba movimentando outros estados aos redor. Caso da Sâmia Bida, 44 anos, que veio de Viçosa-AL, com esposo e quatro filhas, só para ver a seleção brasileira. “Vim de lá para cá só para ver o Brasil jogar. E outra, não conhecia o Geraldão e fiquei maravilhada. Espaço enorme, cabe muita gente. A gente assistia só pela TV e não imaginava que um dia teria essa oportunidade. Parece algo muito simples, mas é a realização de um sonho pra nós”, confessou.

Quem também teve oportunidade de conferir todas as emoções de perto foram os alunos das escolinhas do Geraldão, gratuitamente. O benefício se estendeu ao Compaz e alunos da rede municipal de ensino. “Faço vôlei aqui semanalmente, no Geraldão. Quando minha professora colocou o comunicado no grupo, que a gente teria direito, eu nem acreditei”, contou Rayane Vitória, 12 anos. “Fiquei muito feliz, consegui assistir treino. Sou fã da Thaísa e nunca imaginei ver ela de perto. É muita alegria”, exclamou.

HISTÓRIA – Realizado desde 1951, o Sul-Americano Masculino de Vôlei só não teve o Brasil como campeão em uma das 34 edições. Em 1964, a Argentina levou o título. No Feminino, o Brasil também domina o número de troféus, com 22 dos 34 títulos. Em ambas as categorias, os dois primeiros colocados garantem vaga no Mundial subsequente.

A última participação da Seleção Brasileira de Vôlei no Recife foi em 2002, na Liga Mundial da categoria masculina. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) recebeu partidas da equipe contra a Rússia, Espanha e Países Baixos. Naquela oportunidade, o Brasil perdeu o título, em Belo Horizonte, para a Rússia.

O Geraldão já tem realizado grandes eventos. Só em 2022, diversos passaram pelo equipamento. Houve a AmeriCup, torneio de basquete mais relevante das Américas. Foram cerca 135 mil torcedores, somando todos os 10 confrontos que envolveram 12 seleções. Teve o Legacy Fighting Alliance (LFA), selo que é a principal liga de desenvolvimento de atletas de MMA do planeta, e uma das mais importantes portas de acesso ao Ultimate Fighting Championship (UFC), maior organização de artes marciais do mundo. E, claro, também teve a Supercopa Masculina de Vôlei, que envolveu os últimos campeões da Superliga, o Sada Cruzeiro, o da Copa do Brasil e o Itambé Minas.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Miguel Coelho e Fernando Filho vão a Ararpina para acompanhar os festejos juninos na cidade ao lado do prefeito Evilásio
Governadora Raquel Lyra marca presença no São João de Carpina, na Mata Norte, em últimos dias do ciclo junino de 2025
Autonomia foi a marca da atuação do Poder Legislativo no semestre
São João de Petrolina 2025 tem 97% de aprovação do público e reforça sucesso nacional do evento
Eriberto Medeiros relata projeto que regulamenta profissão de cuidador de idosos
Em São Bento do Una, governadora Raquel Lyra realiza entregas na agricultura, infraestrutura e saúde
São João da Vaquejada 2025 chega ao fim com recorde de público, grandes atrações e forte impacto econômico em Surubim
Suape e Porto Digital promovem encontro para impulsionar a inovação nas indústrias do complexo
Anderson Correia solicita que Prefeitura de Caruaru reforce patrocínio ao Central na Série D
Ministra Margareth Menezes visita Caruaru, elogia estrutura do São João e reforça apoio à cultura nordestina

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar