Para comemorar o mês de junho com a chegada das festas juninas, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) homenageou mais de 50 artistas, na manhã desta quarta-feira (6) no Plenário da Câmara Municipal do Recife. A reunião solene contou com a presença de importantes nomes como: Alcimar Monteiro, Novinho da Paraíba, Liv Moraes, Irah Caldeira, Ivan Ferraz, entre outros.
Wanderson Florêncio usou a tribuna da Casa José Mariano para saudar e rememorar artistas “que são elo das nossas tradições e da nossa cultura marcante. Viva Luiz Gonzaga; Dominguinhos; Sivuca; Onildo Almeida; Azulão; Jackson do Pandeiro; Accioly Neto; Trio Nordestino; Elba Ramalho; Humberto Teixeira; Zé Dantas; Zé Marcolino; João Silva; Anastácia; Marinês; Nando Cordel; Gonzaguinha. Viva cada forrozeiro que com sua sanfona, zabumba e triângulo, de qualquer canto do nosso país, que ao puxar o fole leva a alegria e a nostalgia das coisas do nosso velho nordeste carregada no peito”.
O parlamentar lembrou que enaltecer a cultura e as tradições é um dever e um motivo de se orgulhar. “Reunir e reconhecer tantos nomes que deixaram e deixam impresso na história de Pernambuco sua arte, e que pavimentaram muito da nossa personalidade altiva. Tão característica nossa, é para louvar, exaltar e agradecer”, pontuou Wanderson.
Representando os forrozeiros, Alcimar Monteiro ocupou a tribuna para enaltecer o forró e criticou a forma como o ritmo vem sendo tratado. “O forró esta sendo assassinado todos os dias, são crimes hediondos contra nossa cultura, contra nosso povo e nossa gente. E o pecado maior é em relação às futuras gerações. Imaginem daqui a 50 anos o que será ouvido. Será triste. Não quero menosprezar outras culturas, mas quando canto Dominguinhos ou Gonzaga o povo vai ao delírio porque o povo cresceu ouvindo esses artistas e cultuando o que é bom”.



