Lançada agora há pouco em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa, a plataforma colaborativa de fiscalização dos compromissos do governo estadual Monitora Pernambuco – coordenada pela deputada estadual Priscila Krause (DEM) – já apresentou seus primeiros dados: de acordo com o monitor de promessas, índice que aponta o andamento das obras e ações, 80% das promessas de campanha ainda não foram iniciadas, 9% estão em andamento, 5% paradas e 4% estão concluídas.
Entre as ações concluídas, aparecem a implantação do Passe Livre para os estudantes da rede estadual, a criação do programa Ganhe o Mundo Esportivo e a instalação de um escritório de projetos para auxiliar as prefeituras. Entre os atrasados aparecem a ampliação do programa Ganhe o Mundo para três mil embarques por ano e a ampliação do Parque Dois Irmãos. Estão parados, por exemplo, a implantação de um Armazém da Criatividade em Petrolina e a conclusão da navegabilidade do Capibaribe.
Para Priscila Krause, o Monitora Pernambuco é uma prestação de serviço à sociedade e vem ao encontro da necessidade de aproximar o poder público da população. “Diante de toda a crise, é preciso que se modifique a prática de fazer uma campanha cheia de promessas desconectadas da realidade. Essa é uma cultura cujo tempo já passou”, registrou Priscila.
Os 151 compromissos monitorados pela equipe técnica foram retirados do Programa de Governo da Frente Popular de Pernambuco, que embasou a eleição do atual governador Paulo Câmara (PSB). Seguindo a lógica proposta pelo próprio governo, o Monitora Pernambuco é dividido em quatro eixos e quinze temáticas. Entre elas, as que possuem maior número de compromissos são: Mobilidade e Logística (30), Segurança Pública (30) e Saúde (25).