Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 21:58 pm do dia 22 de outubro de 2019 Deixe um comentário

MBL defende que Paulo Câmara decrete estado de calamidade

O MBL-PE tem atuado junto à população de Pernambuco para minimizar e conter os estragos causados pelo avanço do óleo nas praias do litoral do Estado.

Ontem, segunda-feira, nos reunimos com vários outros voluntários, que com as próprias mãos estão ajudando a retirada do óleo de nossas praias.

Embora tenhamos ficado muito bem impressionados com a quantidade de pessoas e sua disposição para ajudar o meio-ambiente e a vida da população litorânea, notamos o descaso dos órgãos governamentais, tanto federal quanto estadual.

À vista disso, protocolizamos hoje um pedido para que o Governador Paulo Câmara requeira junto ao Presidente Bolsonaro a decretação de situação de emergência ou estado de Calamidade Pública em Pernambuco.

Tal pedido pretende fazer com que os recursos e a atuação dos órgãos governamentais atuem de maneira mais direta e dinâmica no combate à tragédia.

Além disso, a Operação Lava-Praia divulgada nacionalmente pelo MBL, tem por objetivo ajudar na arrecadação de material de proteção para os voluntários. (Para doar, acesse mbl.org.br/lavapraia )

Segue abaixo a justificativa da Petição Apresentada hoje ao Governador Paulo Câmara:
“Conforme amplamente divulgado por vários meios de comunicação e, aliás, como fato notório, um vazamento de óleo cru tem atingido o litoral do Nordeste, em especial a faixa litorânea do Estado de Pernambuco.

Tais vazamentos têm causado imensuráveis danos ambientais e têm potencial para atingir de maneira dificilmente reversível a economia do Estado e a subsistência de inúmeros trabalhadores que têm sua fonte de renda na pesca, no comércio e no aproveitamento do turismo.

É fato incontestável que as belezas naturais de nosso Estado, especialmente suas praias, são uma grande chamativo para o turismo interno e externo, constituindo, portanto, grande parcela da dinâmica produtiva estadual, gerando empregos, renda e desenvolvimento.

A mais leve negligência ou mora na atuação de todas as energias e recursos possíveis para a contenção, prevenção e reversão do desastre ambiental em tela, poderá corroer irreversivelmente a imagem do Estado de Pernambuco como polo turístico, bem como atingir de maneira brutal a vida marinha, o meio-ambiente, além, é claro, da dinâmica social e econômica de grande parte da população dos municípios atingidos e contíguos.

Por estas razões, reforçadas por um anexo ao final da peça, além das razões de direito que abaixo listamos, vimos ao Governo Estadual pedir, mui copiosamente, que considere a decretação de situação de emergência ou Estado de Calamidade, conforme lhe pareça o mais conveniente, de acordo com a situação financeira estadual e o entender jurídico da PGE, nos termos da legislação vigente.”

MBL Pernambuco

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: MBL, paulo câmara

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Wine Day Experience Repete o Sucesso do Viva Lagoa Grande, Faz o Sertão Encontrar o Cais e Brilhar em Lagoa Grande, Elevando o Enoturismo Pernambucano
Prefeitura de Araripina investe em merenda balanceada para garantir segurança alimentar nas escolas municipais
Caravana do Direito Animal chega a Ibirajuba com palestra de Anderson Correia para 300 estudantes
Antônio Moraes presta solidariedade a Dani Portela, mas volta a condenar acusações a Raquel Lyra
Justiça Eleitoral realizará audiências para apurar denúncias contra vereadora e partido em Condado
Maria Arraes entrega convite a Lula para homenagem pelos 20 anos da partida de Miguel Arraes
Coluna desta segunda-feira
Prefeitura do Jaboatão inicia implantação de novo NUPDEC da Defesa Civil na área rural
Câmara do Cabo participa da implantação do 1º Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da história do município
Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral confere treinamento de disparos de agentes da Guarda Civil Municipal, que passarão a portar arma de fogo a partir de setembro

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar