
Jaboatão dos Guararapes voltou a se destacar no cenário da Rede Municipal de Ensino no estado de Pernambuco ao conquistar um crescimento expressivo no Índice de Desenvolvimento de Fluência Leitora referente ao ano de 2025. O município alcançou um índice de 3,6% durante a entrada dos alunos na iniciativa, com a saída de 5,1%, resultando em um crescimento de 41,7%, o maior avanço na avaliação educacional de leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental.
O resultado foi extraído por meio de uma avaliação realizada com todas as crianças do 2º ano do ensino fundamental de todas as redes escolares da cidade, por meio da Plataforma Compromisso Nacional “Criança Alfabetizada”, iniciativa que visa o incentivo à leitura e ao aprendizado de crianças em todo o território brasileiro.
Para a cidade de Jaboatão dos Guararapes, o resultado evidencia a potência do trabalho pedagógico desenvolvido em todas as unidades escolares, o monitoramento permanente e o compromisso coletivo com a garantia do direito em exercer o aprender. O município não apenas recupera níveis anteriores, mas avança, consolida práticas e estabelece novos patamares de qualidade na alfabetização.
A ação é o resultado do mapeamento e articulação regional sob a orientação da articuladora do Compromisso Nacional, Michely Almeida, indicada por meio da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco – UNDIME/PE, que esteve à frente da articulação regional do programa desde o ano de 2023 até janeiro de 2026.
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, também reforçou a importância em incentivar mecanismos que ofereçam às crianças o acesso a uma alfabetização de melhor qualidade. “Esse avanço significativo traz o panorama de que cada vez mais Jaboatão vem avançando na promoção de políticas educacionais no município. Desta forma, estamos focados em contribuir com o acesso à leitura e ao aprendizado dos nossos pequenos, a geração que será o futuro do povo jaboatonense”, pontuou.
A secretária municipal de Educação, Michely Almeida, celebrou o desempenho histórico alcançado durante todo esse tempo. “Trabalhamos para fortalecer cada vez mais as metodologias que trazem o direito à alfabetização dos nossos alunos, além de acompanhar o desempenho das escolas, aprimorar os nossos materiais pedagógicos e garantir que cada estudante tenha condições reais de aprender a leitura e desbravar novos caminhos através da educação. Essa avaliação confirma que a rede evoluiu, apontando que o nosso trabalho pode ainda mais avançar em novas conquistas”, afirmou.



