
Nota de Repúdio
Com indignação recebi a notícia da mudança do nome da principal avenida do nossa cidade Camaragibe, de avenida Dr. Belmino Correia para Rodovia Carlos Alberto Oliveira. Não desmerecendo o trabalho, história e a importância de Carlos Alberto Oliveira para o futebol de Pernambuco e brasileiro, mas modificar a história e personalidade de uma cidade como Camaragibe e a importância das pessoas que construíram e são figuras fundamentais na sua trajetória não é ato muito democrático ou muito menos respeitoso.
E no mês que comemoramos mais um aniversario de emancipação da nossa cidade, recebermos a notícia da mudança de nome de forma desrespeitosa, torna até desqualificante os verdadeiros atores da nossa cidade, onde Camaragibe completará 40 anos de sua emancipação política no próximo dia 13 de maio. E sendo uma cidade entrando no seu período de maturidade, acredito que o debate público, ouvir as pessoas não foi o caminho percorrido para tal decisão.
A história de Belmino Correia se confunde com a história da nossa cidade, herdeiro das terras que deram origem ao Engenho Camaragibe e tio de Maria Anita Amazonas Mac Dowell, terras que foram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, foi usada para a produção da cana-de-açúcar.
Foi com esses cultivos que a cidade se destacou e tornou-se importante na história do Brasil e do nosso estado. Fundado em 1549, o Engenho Camaragibe foi considerado um dos mais ricos da região, até a invasão holandesa. Foi com Maria Amazonas, que o Engenho Camaragibe se tornou ainda mais conhecido nos dias de hoje.
A história da cidade de Camaragibe está intrinsecamente ligada a Belmino Correia e a história e vida dos Correia de Araújo, posteriormente a Aluizio Correia de Araújo e a Maria Amazonas, primos legítimos e que as terras deram origem a Camaragibe.
Deixo aqui registrado meu repúdio e indignação diante deste ato de desmerecimento da nossa história, do nosso povo, e da não capacidade de tornar social as escolhas da nossa cidade.
Camaragibe merece respeito pela sua história e grandeza em Pernambuco e no Brasil.
Gustavo Matos
Jornalista e cidadão camaragibense



