
Nesta quinta-feira (27), a prefeita Eduarda Gouveia deu ordem de serviço para construção do tão sonhado Hospital da Mulher, Criança e Adolescente – Eurides Oliveira de Andrade. As obras para erguer o equipamento iniciam já na próxima segunda-feira (01), com previsão de término em 10 meses de trabalho. O investimento do município para realização do serviço soma mais de R$ 3,4 milhões.
O hospital será construído na PE-90, no antigo prédio da Nova Veículos. O espaço, que já sofreu tentativas de venda e leilão por antigas gestões, será aproveitado de forma que venha realmente a servir à população carpinense.
A prefeita Eduarda Gouveia destacou que o hospital é um desejo antigo da população: “A população sonhou e hoje podemos dizer que Carpina terá um Hospital da Mulher para chamar de seu. O hospital vai ser todo equipado, um serviço de ponta. Hoje damos ordem de serviço e na segunda-feira a empresa já estará começando. No próximo ano, já vamos estar fazendo a entrega. Estamos apenas no começo, são 11 meses de gestão, mas já avançamos em todas as áreas”, declarou a prefeita.
A secretária de saúde de Carpina, Patrícia Amélia, falou sobre como a chegada do hospital vai somar no município: “Este será o terceiro Hospital da Mulher em todo Pernambuco, um equipamento que já nasce com cara de hospital regional e de referência em todo o estado. Vamos atender 77% da nossa população carpinense, sendo 52% mulheres, 12% adolescentes e 11% crianças. Aqui, teremos um cuidado integral, com promoção e prevenção da saúde”, declarou.
Já o secretário de infraestrutura, Tiago Grassi, explicou como a obra será realizada: “A obra é, inicialmente, uma reforma estrutural para recuperação do ambiente, que está com espaços degradados. Em seguida, teremos instalações hidro-sanitárias, instalações elétricas modernas e toda a parte de acessibilidade. O planejamento de toda obra foi feito junto com a Secretaria de Saúde, pensamos em tudo que um hospital de ponta pode ter para trazer para a cidade de Carpina”, informou.
O hospital levará o nome de Eurides Oliveira de Andrade, matriarca de uma família de destaque na economia carpinense. Representando a família, a neta mais velha da homenageada, Izaura de Andrade, falou sobre a alegria pela nomeação: “Agradecemos pela oportunidade de eternizar o nome de uma pessoa tão querida, especialmente para nós, netos e família, em um local que vai salvar tantas vidas. Minha avó foi uma mulher que ajudou a mudar a economia de Carpina, que tem uma história de superação e que não esperava pela oportunidade, corria atrás dela”, relatou.
As assinaturas que autorizam o início da obra foi realizada em ato público, em frente ao prédio em que será construído o hospital. O evento contou com a participação de autoridades locais e de diversos cidadãos que presenciaram este momento que representa o início de uma grande conquista para Carpina.



