
O cenário para as pequenas empresas no Brasil pode ganhar um importante impulso nos próximos meses, com a possível implementação do “Desenrola Brasil” voltado para pessoas jurídicas. O Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, anunciou que o governo está considerando lançar um programa de renegociação de dívidas para pequenas empresas, semelhante ao modelo já existente para cidadãos.
Em uma reunião recente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, França destacou a importância de oferecer suporte financeiro às empresas de menor porte, que frequentemente enfrentam desafios econômicos, especialmente em tempos de incerteza.
A proposta de estender o “Desenrola Brasil” para pessoas jurídicas já havia sido apresentada no ano passado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Contudo, até o momento, o programa não foi implementado.
França expressou otimismo quanto à possibilidade de lançar o programa até março deste ano. Segundo ele, equipes das pastas envolvidas continuarão as discussões para a viabilização da iniciativa. O ministro ressaltou que essa ação pode beneficiar até 7 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) que possuem algum tipo de dívida com o governo.
Além da proposta de renegociação, França e Haddad discutiram a prorrogação do prazo para adesão das empresas ao Simples Nacional, que originalmente encerraria em 31 de janeiro. Essa medida visa facilitar a entrada de mais empresas nesse regime tributário simplificado, fomentando o ambiente empreendedor.
Se essas iniciativas se concretizarem, representarão passos significativos para fortalecer o setor de pequenos negócios no país, aliviando as pressões financeiras que muitas empresas enfrentam e promovendo um ambiente mais favorável para o desenvolvimento econômico.



