Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 16:05 pm do dia 11 de novembro de 2020 Deixe um comentário

Comercialização de gás natural em Pernambuco volta a níveis pré-pandemia

O volume de gás natural fornecido à indústria pela Companhia Pernambucana de Gás-Copergás voltou aos níveis de antes da pandemia da covid-19, indicando a retomada da atividade industrial no estado. Em setembro a comercialização foi de 1,238 milhão de m³/dia, total superior ao registrado no mesmo mês de 2019, que atingiu 1,228 milhão de m³. O crescimento se manteve em outubro, que foi de 1,243 milhão de m³/dia agora em 2020, contra 1,207 milhão de m³/dia em outubro do ano passado.

“As indústrias que são nossas clientes já voltaram totalmente. Algumas estão até produzindo mais do que antes, para poder atender a demanda”, afirmou o presidente da Copergás, André Campos, que mantém contatos diários com o setor. Os segmentos que estão com produção mais acelerada são os do aço, cerâmica e vidro. A recuperação começou em agosto, quanto o patamar de consumo do gás natural igualou-se ao do mesmo mês do ano passado, e consolidou-se em setembro. “Sinceramente, quando a gente estava aqui no pico da pandemia, achávamos que a recuperação ia demorar muito. Nas primeiras projeções que fizemos, só voltaríamos ao volume pré-pandemia em fevereiro de 2021. O retorno foi bem antes do esperado”, disse André.

O segmento industrial é responsável pela maior parte do consumo de todo o volume de gás natural distribuído em Pernambuco. A participação torna a distribuição do gás natural um indicador da situação econômica do Estado. Hoje a Copergás tem 106 indústrias interligadas a sua rede de fornecimento, devendo encerrar o ano com 113. “A Copergás é parceira do desenvolvimento de Pernambuco. Cumprimos nossa obrigação de fornecer o combustível necessário para que as indústrias retomem sua produção, assegurando as condições para que isso aconteça sem interrupções e na proporção demandada”, destacou André.

Para 2021 os rumos da economia no país ainda são uma incógnita – não se sabe se o atual ritmo de retomada será mantido no mesmo patamar. Mas no planejamento da Copergás o próximo ano aponta para a consolidação de um ambicioso projeto: a ampla interiorização do gás natural, levando o fornecimento até Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e a Garanhuns, no Agreste.

A ação nos dois municípios é fruto de uma parceria firmada em julho passado entre a Copergás e um gigante mundial do setor, a Golar Power. Como a construção de gasodutos do Recife ao Sertão é algo muito oneroso, a princípio o energético chegará à região por meio de uma solução pioneira: o gás natural liquefeito (líquido) será transportado em caminhões-containers até o município de destino. Lá uma estação de regaseificação o transformará para a forma gasosa (gás natural), e a distribuição será realizada por uma rede local de gasodutos.

A operação cria condições para atrair novos empreendimentos à região, aquecendo a economia local e promovendo o desenvolvimento regional. Em Petrolina, as obras devem começar em janeiro de 2021. A estação de regaseificação será instalada em terreno doado pelo governo de Pernambuco e a rede local de gasodutos terá 40 km. A previsão é que o fornecimento de gás tenha início no segundo trimestre do ano, atendendo aos primeiros clientes do distrito industrial local. No município a Copergás já tem contrato de fornecimento assinado com a Gypsum, empresa pioneira no Brasil em drywall (tecnologia que substitui a alvenaria tradicional, combinando placas de gesso com perfis de aço galvanizado). Em seguida, o atendimento será ampliado para o abastecimento veicular, residencial e comercial.

Em Garanhuns a estimativa é de que a operação esteja em funcionamento no final do segundo trimestre de 2021. Neste município também a Copergás já tem contrato de fornecimento do gás natural, com a DPA-Nestlé.
Atuando em área considerada essencial, a Copergás não interrompeu nenhuma de suas ações durante o período de isolamento social provocado pela pandemia. Manteve os trabalhos de ampliação da rede de distribuição e a captação de novos clientes. A rede da Companhia hoje é de mais de 900 km de gasodutos (tubulações pelas quais o gás natural segue até os consumidores). Para os próximos cinco anos está prevista a instalação de mais 490 km à rede.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Notícias, Pernambuco

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Recife é a primeira cidade do Nordeste a integrar campanha global “Informar Mulheres, Transformar Vidas”
Eleição pra deputado estadual de Paulista em Foco, Raquel Lyra X João Campos
Anderson Luiz mostra força política ao reunir maioria da Câmara de Caruaru em apoio à sua pré-candidatura
Anderson Correia articula reunião com AMC e Sindicato dos Taxistas de PE por melhorias para a categoria em Caruaru
Gena Lins assina ordem de serviço para pavimentação da estrada do Sítio Algodão a Santa Cruz do Capibaribe
Prefeito Simão entrega creche de alto padrão em Petrolina
Joãozinho Tenório reforça compromisso com moradia digna em Agrestina
Mulheres de Carpina transformam aprendizados em fonte de renda com capacitações da Prefeitura
CAGED: Recife foi a capital do Nordeste que mais criou empregos em agosto
Justa homenagem: Câmara de Arcoverde aprova projeto que homenageia professora Eurides Barros de Siqueira na Creche do Jardim Petrópolis

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar