Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 13 de junho de 2017

Coluna do blog desta terça-feira

PSDB faz o óbvio e fica com Michel Temer 

A executiva nacional do PSDB se reuniu ontem para decidir que posição tomar a respeito do governo Michel Temer e tomou a decisão óbvia e natural, que foi continuar no governo. O PSDB foi o grande responsável pela ação que pedia a cassação da chapa Dilma/Temer mas que não esperava que chegaria na reta final do julgamento com Temer na presidência, ocupando quatro ministérios e com Aécio Neves afastado do mandato de senador pela justiça por envolvimento em escândalos de corrupção.

Seria um sinal de fraqueza muito grande o PSDB entregar os cargos e agir como se nada tivesse a ver com o governo Michel Temer ou principalmente como se fosse um partido que não tinha membros envolvidos em escândalos de corrupção. O PSDB é sócio do governo Temer e precisa agir como tal, arcando com o bônus e o ônus da sua decisão.

Para que o PSDB chegue em 2018 com chances de vitória, seja com Geraldo Alckmin ou com João Doria, o partido precisará correr riscos, pois eles são inerentes da vida pública, se o partido não tiver capacidade de se comprometer com ninguém, ninguém vai querer se comprometer com o PSDB em 2018.

Ficar com Temer significa para os tucanos apontar para o establishment que o partido merecerá o apoio do PIB nacional e para o próprio PMDB apoiar o projeto do PSDB que é voltar ao governo federal após dezesseis anos. Além do mais, apesar das dificuldades do governo, não está descartada uma recuperação do presidente, uma vez que em política tudo é possível. Se a economia fez o PSDB chegar rapidamente a presidência com FHC em 1994, em 2018 a história poderá se repetir. O que não cabe aos tucanos é a precipitação.

A decisão tucana era a mais prudente a ser tomada. E agora que o partido entrou de corpo e alma no governo Temer não terá outro caminho senão pegar pela alça do caixão e trabalhar pela ressurreição do presidente nos próximos meses.

Recifolia – Micareta que fez sucesso na década de 90, o Recifolia voltará em 2018 no entorno da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O secretário de Turismo Felipe Carreras anunciou a volta do evento ontem, 15 anos depois da sua última edição em 2003, na cidade de Jaboatão dos Guararapes. O Recifolia 2018 seguirá o mesmo modelo do Fortal e do Carnatal, eventos que são sucesso de público e de geração de emprego e renda, no Ceará e no Rio Grande do Norte, respectivamente.

Jogos – Ainda no intuito de movimentar a Arena Pernambuco, o secretário Felipe Carreras anunciou que o Sport Recife e o Santa Cruz mandarão cada um cinco jogos em 2017. O Sport Recife é da Série A, enquanto o Santa Cruz é da Série B. Com isso o governo pretende diminuir um pouco mais o déficit do equipamento que ficou em R$ 7 milhões.

Janguiê Diniz – Megaempresário brasileiro, Janguiê Diniz está sendo fustigado para duas empreitadas, uma seria presidir o Santa Cruz Futebol Clube, de quem é torcedor e a outra é ser candidato a senador nas eleiçōes de 2018. De acordo com uma pessoa do seu círculo social, tanto uma coisa quanto a outra não seria interessante para quem vem conquistando o Brasil na iniciativa privada.

Ação – O prefeito Geraldo Julio se mostrou solícito às críticas que recebeu de moradores do bairro de Boa Viagem e tem realizado uma série de medidas na área que tem conquistado a população, como modificação do tráfego, pavimentação de ruas, iluminação e sinalização. Que a gestão do prefeito continue neste ritmo não só em Boa Viagem, como em outros bairros da cidade.

RÁPIDAS

Elogios – Responsável pela 4ª Vara de Sucessões da Capital, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, a juíza Andrea Borges Cartaxo vem recebendo elogios por dar uma dinâmica maior a vara, que até pouco tempo atrás sequer tinha um juiz responsável. Ela já tinha trabalhado de forma bastante consistente na comarca de Jaboatão dos Guararapes, com atuação extremamente reconhecida.

Medidas – Após escapar de perder o mandato no TSE, o presidente Michel Temer estuda a redução da alíquota do Imposto de Renda que atualmente é 27,5% para 18%. Outra medida seria reajustar o Bolsa-Família em 4,6%. Com estas medidas  o governo espera conquistar a classe média e as classes C, D e E, respectivamente.

Inocente quer saber – Agora que o PSDB ficou com Temer, Daniel Coelho e Betinho Gomes sairão quando do partido?

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login