Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 21 de fevereiro de 2017 2 Comentários

Coluna do blog desta terça-feira

Não há condições do PMDB ficar com duas vagas na chapa majoritária em 2018

Nas eleições de 2014 o ex-governador Eduardo Campos construiu a maior frente política da história de Pernambuco em torno de Paulo Câmara, e acabou emplacando dois nomes do PSB na chapa majoritária, tendo o próprio governador Paulo Câmara e o senador Fernando Bezerra Coelho, ambos conquistaram expressivas votações.

Paulo teve como vice Raul Henry, um velho amigo de Eduardo dos tempos de economia na UFPE, que serviu para agregar a Frente Popular. Jarbas Vasconcelos, por sua vez, entendeu o contexto histórico daquela disputa e abdicou de tentar a reeleição para o Senado, facilitando a vida de Eduardo, que tinha que contemplar Fernando por ter sido rifado da disputa pelo governo.

Passados dois anos, as articulações em torno do governador Paulo Câmara se voltam para a chapa majoritária de 2018, quando estarão em jogo duas vagas para o Senado, atualmente ocupadas por Armando Monteiro e Humberto Costa, ambos eleitos na chapa de reeleição de Eduardo Campos em 2010.

Jarbas Vasconcelos não esconde de ninguém o desejo de encerrar a carreira política como senador da República, pois não se adaptou com o ambiente da Câmara dos Deputados e pelo peso político dele, é impensável que o governador Paulo Câmara negue a vaga a Jarbas. Por isso só restaria uma vaga de senador, que hoje ainda é destinada ao ministro das Cidades Bruno Araújo caso o PSDB e o PSB marchem juntos no plano nacional.

Porém como a Frente Popular possui partidos robustos como o PP, o PR, o PDT, o Solidariedade e o PSD, é difícil que os partidos que compõem a frente aceitem que Jarbas e Raul Henry fiquem na chapa majoritária. O governador precisará chamar tanto Jarbas quanto Raul para saber quem dos dois figurará na majoritária, sob pena de abrir um racha sem precedentes na Frente Popular e consequentemente comprometer seu projeto de reeleição.

Saúde – A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, composta pelos vereadores Rogério de Lucca (PSL), Felipe Francismar (PSB), Benjamim da Saúde (PEN), titulares e Eduardo Chera (PDT) e Romero Albuquerque (PP) suplentes, se reuniu ontem para iniciar os trabalhos. Rogério de Lucca ficou com a presidência, enquanto Benjamim da Saúde assumiu a vice-presidência, ambos têm trabalho reconhecido na área.

Solicitação –  O deputado Paulinho Tomé (PT) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco uma indicação para que a agência do Banco do Brasil do município de Tupanatinga que seja reaberta. De acordo com o parlamentar, o fechamento da agência para o público ocorreu em 2013, depois de um assalto e explosão de caixas eletrônicos.

Força – Apesar de terem ficado na suplência da Frente Popular em 2014, os deputados Antonio Moraes (PSDB) e Marcantonio Dourado (PSB) refizeram suas bases e de acordo com um interlocutor dos deputados na Alepe, suas chances de vitória em 2018 são infinitamente maiores do que as que eles tinham em 2014.

Telefonia – O prefeito de Bodocó, Túlio Alves, reuniu-se nesta segunda-feira (20), em Recife, com o diretor de Relações Governamentais e Institucionais da Tim Nordeste, Felipe Leão. O gestor reivindicou à operadora uma urgentemente melhoria na cobertura do sinal, bem como a implantação da tecnologia 3G no município. Na oportunidade, Felipe Leão garantiu ao prefeito a resolução do problema, além da instalação da tecnologia 3G até o dia 31 de julho deste ano.

RÁPIDAS

Socorro – O vereador do Recife Romerinho Jatobá (PROS) apresentou um projeto de Lei que autoriza os motoristas de ônibus a colocar através de uma espécie de botão do pânico, a frase: “Socorro, assalto” no letreiro dos coletivos. A medida apesar de simples pode ser bastante eficaz num momento de explosão das ocorrências de assalto a ônibus na capital pernambucana.

Desistência – O deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB) não se adaptou com o ambiente da Câmara dos Deputados em Brasília e por isso desistiu de concorrer à reeleição em 2018. Seu destino será a Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde ele exerceu um mandato entre 2011 e 2014.

Inocente quer saber – Quantos processos o ex-presidente Lula responderá até o fim da sua vida?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Política

Comentários

  1. William Pontes diz

    21 de fevereiro de 2017 em 7:34 am

    O que significa não se adaptar ao ambiente da Câmara.

    Responder
  2. Alfredo Golmann diz

    21 de fevereiro de 2017 em 10:39 am

    A frase ” não se adaptou “, é apenas pano de fundo. Ele, chegou em Brasília e percebeu o que é ser baixo clero.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Eduardo da Fonte reitera solicitação e pede urgência no credenciamento do setor de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Santa Maria, em Araripina, no SUS
Mutirão da Prefeitura de Petrolina na área irrigada amplia acesso e soma 10 mil atendimentos
Arcoverde conquista Selo de Transparência do MPPE pelos festejos juninos de 2025
Elepe e Esmape alinham parceria para formação de agentes públicos
MX1 GP Brasil: Santa Cruz do Capibaribe se prepara para receber maior competição de motocross do país
Prefeitura de Goiânia lança a maior programa de regularização de débitos da história do município
Lula Cabral anuncia instalação de base da ROMU na Cohab para reforçar segurança no Cabo de Santo Agostinho
Marcílio Régio recebe deputado Mendonça Filho e garante recursos para a saúde de Goiana
Projetos desenvolvidos pela Sepe e licitados pela Cehab atingem R$ 2 bilhões em obras
Toritama celebra a 1ª edição do Casamento Coletivo na gestão do Prefeito Sérgio Colin

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar