Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 7 de outubro de 2016

Coluna do blog desta sexta-feira

Miguel Coelho tem horizonte de governador 

Aos 26 anos atualmente, Miguel Coelho se elegeu deputado estadual em 2014 com 55 mil votos pelo PSB e se destacou por ser muito preparado na Alepe, ganhando o respeito dos colegas deputados. Em Petrolina o grupo de Miguel havia amargado duas derrotas para Júlio Lóssio e estava há dez anos longe da prefeitura após a renúncia de Fernando Bezerra Coelho para ser secretário de Desenvolvimento Econômico de Eduardo Campos em 2007.

A candidatura de Miguel a prefeito de Petrolina foi construída dentro do PSB com certa dificuldade porque o também deputado Lucas Ramos nutria o desejo de ser prefeito nas eleições deste ano. Numa articulação entre o senador Fernando Bezerra Coelho e o governador Paulo Câmara, o PSB acabou optando pelo nome de Miguel, que começou atrás em todas as pesquisas que eram divulgadas para prefeito de Petrolina.

Ele acabou sendo beneficiado pelas múltiplas candidaturas na cidade e por uma falta de tato político do prefeito de Petrolina Júlio Lóssio que era bem-avaliado mas indicou um nome que desagregou toda sua base política. Com o decorrer da eleição Miguel foi superando pouco a pouco Odacy Amorim, Adalberto Cavalcanti e Ednaldo Lima, e no último domingo foi eleito prefeito de Petrolina com 38% dos votos válidos.

Uma vez na prefeitura, Miguel não estará governando qualquer cidade, é a mais importante e mais rica do sertão de Pernambuco. Seu horizonte não é para poucos, se fizer uma boa gestão terá plenas condições de reeleição e se firmar aos 34 anos como um importante ator político de Pernambuco, tendo na sua trajetória política um horizonte de governador. Poucos foram os nomes no estado que conseguiram a façanha de Miguel de chegar a uma prefeitura importante com menos de 30 anos.

Sem dúvidas Pernambuco ouvirá falar muito de Miguel assim como já ouviu de Nilo Coelho e Fernando Bezerra Coelho que já se consolidaram na história política do nosso estado e também da política brasileira.

Arraesismo – Para os que duvidaram da força do arraesismo em Pernambuco, a vereadora Marília Arraes (PT) e o advogado Antonio Campos (PSB) mandaram um claro recado de que o arraesismo está mais vivo do que nunca. Marília venceu contra tudo e contra todos a reeleição para vereadora do Recife chegando ao terceiro mandato com 11.872 votos sendo a sexta mais votada do pleito. Enquanto Antonio terminou o primeiro turno para prefeito de Olinda em primeiro lugar com 55.995 votos atingindo 28,17% dos votos válidos.

Mudança – Não era sem tempo a saída de Alessandro Carvalho da secretaria de Defesa Social. Durante três anos na pasta ele fez o Pacto Pela Vida perder o rumo. O governador Paulo Câmara demorou muito para substituí-lo, porém antes tarde do que nunca. Assume em seu lugar o delegado federal aposentado Angelo Fernandes Gioia.

Economia – Depois de meses de quedas consecutivas na economia pernambucana, nosso estado ontem voltou a ter motivos para sorrir. Pernambuco teve um crescimento de 0,5% no último trimestre, alavancado pelo setor industrial que cresceu 8,8% no período. Todos os pernambucanos esperam que a partir de agora a nossa economia seja daqui pra melhor.

Turismo – O secretário de Turismo, Esporte e Lazer Felipe Carreras comemora a chegada de mais um voo direto para Milão. Com isso Pernambuco passa a ter 34 voos diretos ultrapassando a Bahia, bem como em volume de passageiros. O trabalho de Felipe tem sido elogiado por todo o trade turístico pernambucano.

RÁPIDAS

Senado – Com o resultado das urnas do último domingo quando perdeu em Bom Jardim, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes com seus aliados, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes viu ficar mais distante o sonho de ser senador na chapa de reeleição do governador Paulo Câmara em 2018.

Futuro – Derrotado no último domingo na busca pela reeleição, o prefeito de Ipojuca Carlos Santana (PSDB) não tem outro caminho senão tentar voltar para a Alepe no lugar da sua esposa Simone Santana (PSB) em 2018.

Inocente quer saber – O PSDB foi o partido mais derrotado do primeiro turno em Pernambuco?

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Outras Regiões, Pernambuco, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login