Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:07 am do dia 3 de outubro de 2016 1 comentário

Coluna do blog desta segunda-feira

Uma nova eleição começará a partir de agora no Recife 

A cidade do Recife protagonizou uma nova disputa de segundo turno com a abertura das urnas após dezesseis anos. Pela segunda vez na história, Recife estará escolhendo seu prefeito numa segunda etapa. Na primeira tínhamos um prefeito bem-avaliado que por uma série de fatores terminou não conseguindo líquidar a fatura logo no primeiro turno, enquanto tínhamos um político que vinha se consolidando como liderança de esquerda e surfou numa onda favorável ao PT que dois anos depois chegaria à presidência.

Nesta eleição temos um Geraldo Julio que juntou vinte partidos, conseguiu quase cinco minutos de guia eleitoral, começou atrás nas pesquisas e por muito pouco levou no primeiro turno turno. Assim como Roberto Magalhães em 2000, Geraldo ficou a míseros votos de ser reeleito. Enfrenta o mesmo João Paulo de dezesseis anos atrás, que impôs uma histórica derrota a Roberto Magalhães e ajudou a implodir a União por Pernambuco que começava a dar sinais de protagonismo em Pernambuco.

A diferença é que agora João Paulo chega ao segundo turno em viés de queda e sua ida só foi viável graças ao desempenho dos demais candidatos, que juntos atingiram quase 28% dos votos válidos, mas diferentemente de 2000, João Paulo não conseguirá o apoio dos candidatos que ficaram de fora do segundo turno, sobretudo os dois mais votados, pois historicamente foram forjados na oposição ao PT e ao próprio João Paulo.

Porém em eleição tudo é possível. Agora saem de cena as centenas de candidatos a vereador que apoiavam Geraldo Julio, o tempo de televisão é igualitário e uma militância petista sedenta por vingança ao PSB e principalmente pelos cargos que podem ocupar numa eventual vitória de João Paulo. Chegamos no segundo turno onde em tese Geraldo Julio é favorito, mas não dá para menosprezar a capacidade de João Paulo de ser beneficiado pela sorte, coisa que já demonstrou em outras ocasiões e novamente ontem ao chegar ao segundo turno por menos de dez mil votos.

Camaragibe – Após várias tentativas frustradas Demóstenes Meira (PTB) se elegeu ontem prefeito de Camaragibe derrotando o então prefeito Jorge Alexandre (PSDB). A vitória traz o bônus de ser prefeito mas a responsabilidade de fazer completsmente diferente do que foi feito por Jorge nos últimos meses. Meira tem a partir de janeiro a grande oportunidade da sua vida.

Lula Cabral – Eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, que foi um dos melhores prefeitos da história do Cabo, recebeu uma segunda chance do eleitor cabense para voltar a governar a cidade e apagar o fiasco que foi a eleição de Vado da Farmácia em 2012 bem como a sua gestão, que foi a mais desastrosa da história do município.

Alepe – Com as vitórias de Miguel Coelho (Petrolina), Angelo Ferreira (Sertania), Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho), Aglaílson Júnior (Vitória de Santo Antão), Maviael Cavalcanti (Macaparana), Anchieta Patriota (Carnaíba) e a ida de Tony Gel e Raquel Lyra ao segundo turno em Caruaru, serão efetivados como deputados estaduais Antonio Moraes, Marcantonio Dourado, Roberta Arraes, Isaltino Nascimento e Laura Gomes. Assumem como suplentes Terezinha Nunes, Gustavo Negromonte e Cássia do Moinho.

Augusto Coutinho – Além de exercer a presidência do Solidariedade em Pernambuco e poder ser efetivado deputado federal caso Anderson Ferreira se eleja prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Augusto Coutinho deu mais uma demonstração de força ao eleger o seu filho Rodrigo Coutinho vereador do Recife com 4.300 votos.

RÁPIDAS

Raimundo Pimentel – O ex-deputado Raimundo Pimentel (PSL) confirmou as expectativas e foi eleito prefeito de Araripina com expressiva votação. Raimundo já havia conseguido eleger Socorro Pimentel deputada nas eleições de 2014 com mais de quarenta mil votos.

Tabira – O prefeito Sebastião Dias fez história em Tabira ontem ao ser eleito para mais quatro anos no comando da cidade. Desde 2000 quando foi instituída a reeleição, nenhum prefeito havia conseguido tal façanha.

Inocente quer saber – O que faltou para Heraldo Selva chegar ao segundo turno em Jaboatão dos Guararapes?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Política, Recife

Comentários

  1. William Pontes diz

    3 de outubro de 2016 em 11:36 am

    O grande derrotado nas eleições municipais em Pernambuco foi o PSDB, e nesse contexto os mais chamuscados foram Bruno Araújo e Elias Gomes que vão arquivar os planos de candidatura majoritária. Ressalvando que em 2018 os tucanos vêm forte nacionalmente, haja vista que têm habeas corpus preventivo da Forca tarefa e das instituições. Em Recife o futuro de Geraldo Júlio será semelhante ao de João da Costa, ambos fizeram um administração medíocre.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Diego Cabral realiza entrega de kits escolares para mais de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino de Camaragibe
Banco do Nordeste é primeiro colocado entre bancos públicos na implantação da LGPD
Anderson Correia solicita implantação do Hospital Público Veterinário 24h do Agreste em Caruaru
Após cobrança de Eduardo da Fonte, Ministério da Saúde anuncia acelerador linear para o Hospital Oswaldo Cruz
Especialistas apontam programa da Sefaz como solução para regularização do patrimônio imobiliário
Juninho Cantarelli articula com o Governo do Estado ações para fortalecer economia de Itacuruba
Em Igarassu, festival leva cinema e debate ambiental ao público
Eduardo Bolsonaro “envenenou” relação entre Brasil e EUA, diz Moraes
Na tribuna do Senado, Simão Durando anuncia início da construção do Hospital de Olhos Altino Ventura
Miguel Coelho faz reunião política com Samuel Salazar, líder do governo João Campos na Câmara do Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar