
Vinicius Labanca pode ser opção do PSB para a Alepe
Vinicius Labanca voltou ao centro da política de Pernambuco. Deputado estadual por dois mandatos consecutivos, entre 2011 e 2018, ele reassumiu protagonismo ao vencer a eleição para prefeito de São Lourenço da Mata, cargo que ocupa desde 2021. Com base sólida na Região Metropolitana do Recife, Labanca é hoje um dos quadros mais relevantes do PSB fora da capital, reunindo experiência legislativa, gestão municipal e trânsito político em diferentes frentes do partido.
Sua relação próxima com o prefeito do Recife, João Campos, é um dos principais ativos desse momento. Labanca atua como aliado estratégico e interlocutor frequente na construção do projeto estadual liderado por João, repetindo, em certa medida, um roteiro já conhecido no PSB pernambucano. No passado, Ettore Labanca — seu pai — teve papel decisivo na articulação política que ajudou Eduardo Campos a chegar ao Palácio do Campo das Princesas. A história, agora, parece ensaiar um novo capítulo, com Vinicius assumindo função semelhante em outro contexto geracional.
Nos bastidores, cresce a expectativa para que Labanca dispute novamente uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2026. Para isso, precisaria renunciar ao mandato de prefeito em abril deste ano, decisão que ainda depende de cálculos políticos e do cenário eleitoral. Caso confirme sua eleição, Vinicius ganharia ainda mais força na Região Metropolitana e reforçaria o projeto de João Campos no estado, tornando-se peça-chave na articulação de um eventual governo junto à Alepe.
Se o cenário se concretizar — com Labanca deputado estadual e João Campos governador —, ele se tornaria um importante articulador do PSB na Assembleia, intermediando a relação entre governo e parlamentares e fortalecendo a presença de João Campos na Casa. Com experiência, influência regional e trânsito político consolidado, Vinicius Labanca desponta como um dos nomes centrais para o projeto político do PSB nos próximos anos.
Dobradinha – O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) esteve em Goiana neste sábado (10) para oficializar a pré-candidatura do ex-prefeito Eduardo Batista a deputado estadual, ao lado do presidente estadual do partido, Sebastião Oliveira. O encontro reforçou a parceria política entre Waldemar e Batista no município, com foco na atuação para o ciclo eleitoral de 2026. Waldemar destacou a seriedade e o histórico de serviço de Batista à cidade, enquanto o pré-candidato agradeceu o apoio e reforçou a confiança na construção de um projeto conjunto baseado em trabalho e presença na região.
Fortalecendo – O pré-candidato a deputado federal Carlos Costa fortaleceu sua base política em Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, com a adesão de importantes lideranças locais, incluindo o ex-vereador George do Sindicato, filiado ao PT, e o ex-prefeito de Condado Cassiano, além de vereadores que já apoiavam seu projeto. Durante o encontro, Costa agradeceu o apoio e destacou a importância da união de forças em torno de um projeto coletivo, enquanto George ressaltou a capacidade do pré-candidato de representar a região com diálogo e compromisso social. A ampliação da base sinaliza o crescimento político de Costa na Mata Norte e reforça sua estratégia de alianças plurais para as eleições de 2026.
Alinhado – O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, demonstra total alinhamento com o projeto de João Campos, não permitindo margem para especulações de que ele poderia migrar para o palanque de Raquel Lyra. Essa postura, aliada ao fato de ter um partido representativo, deverá carimbar sua vaga para o Senado na chapa da Frente Popular.
Prestigiado – O aniversário do vereador Felipe Francismar reuniu muitos políticos, dentre eles o prefeito de Goiana, Marcílio Régio, o deputado Francismar Pontes, colegas vereadores do Recife, o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior e outros integrantes da política pernambucana.
Inocente quer saber – Como ficou a aliança entre João Campos e Miguel Coelho após os últimos acontecimentos?


