Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 18 de outubro de 2022

Coluna da Folha desta terça-feira

Foto: Américo Nunes

Miguel Coelho reforça competitividade do palanque de Raquel Lyra 

Candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, oficializou ontem o apoio à candidatura de Raquel Lyra no segundo turno. A oficialização aconteceu quinze dias após a declaração do candidato no dia do primeiro turno, neste ínterim a tucana ficou reclusa e Miguel também por conta de uma pneumonia.

Com 18,04% dos votos válidos, Miguel Coelho encerrou a disputa muito maior do que entrou, tendo um crescimento robusto na reta final que lhe deu condições de lutar pela ida ao segundo turno. Seu tamanho eleitoral se transformou também numa força política que acenará para o futuro de Pernambuco, sendo uma opção majoritária para novos pleitos.

O gesto de Miguel Coelho ainda no dia 2 foi um movimento muito significativo, pois sem conversar com Raquel Lyra e sequer negociar qualquer participação futura num eventual governo, entendeu que a candidatura tucana representava o projeto que ele tentou implementar em Pernambuco. A chegada do candidato do União Brasil ao palanque representado pelo PSDB no segundo turno reforça a perspectiva de crescimento da sua candidatura, sobretudo numa região em que ela teve muita fragilidade, o sertão, e no próximo sábado os dois estarão juntos cumprindo uma agenda em Petrolina, região em que agora Raquel espera crescer de forma significativa em relação ao primeiro turno.

A aliança programática entre Miguel Coelho e Raquel Lyra, que juntos tiveram quase 40% dos votos válidos no primeiro turno, representa um fator de consolidação da oposição à Frente Popular, que se fragmentou em três candidaturas e atingiu junto com os votos de Anderson Ferreira, quase 57% dos votos válidos no primeiro turno, e mostrou que a estratégia foi acertada, primeiro em evitar a manutenção da hegemonia do PSB, e agora no segundo turno busca virar a página do arraesismo no estado, representado pela candidatura de Marília.

Propaganda irregular – O advogado eleitoral Emílio Duarte alerta para a prática ilegal no segundo turno das eleições. A apuração é feita pelo Ministério Público Eleitoral, a quem cabe propor a abertura de ação civil pública contra os candidatos, caso fique comprovada a configuração de algum tipo de crime eleitoral. Do dia 16 de agosto até a última sexta-feira (14), foram recebidas 2.253 denúncias de propaganda eleitoral irregular pelo aplicativo Pardal em Pernambuco, criado pela Justiça Eleitoral para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas.

Tiroteio – O candidato a governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), foi surpreendido por um tiroteio na comunidade de Paraisópolis. Não houve nenhum ferido entre integrantes da sua campanha, apenas um bandido que trocava tiros com a polícia acabou morto.

Descartado – Durante a entrevista coletiva concedida por Tarcísio, ele descartou que tivesse sido um atentado com motivações políticas ou partidárias, apenas um recado do crime organizado de que a presença do candidato não era bem-vinda na localidade.

Apoio – O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu apoio de cantores sertanejos para a sua candidatura à reeleição durante encontro no Palácio do Planalto. Dentre aqueles que estiveram reunidos com o chefe do Planalto estão Gusttavo Lima, Leonardo, Zezé di Camargo e Chitãozinho e Xororó.

Separados – Eleitos em 2020 derrotando Marília Arraes, o prefeito João Campos e sua vice Isabella de Roldão ficaram em palanques separados neste segundo turno. Enquanto o socialista decidiu subir no palanque da sua prima, a pedetista declarou apoio à candidatura de Raquel Lyra.

Inocente quer saber – O caso ocorrido com Tarcísio Gomes de Freitas terá algum efeito eleitoral em São Paulo?

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login