Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 17 de fevereiro de 2023 Deixe um comentário

Coluna da Folha desta sexta-feira

Foto: Reprodução

Federação entre UB e PP reaproxima partidos que surgiram da mesma raiz 

Os partidos União Brasil, presidido pelo deputado federal Luciano Bivar, e PP, presidido pelo senador Ciro Nogueira, caminham para uma federação que se tornará o maior bloco do Congresso Nacional, suplantando legendas como PL e PT. O movimento vem acontecendo graças ao fim das coligações proporcionais que reduziu os partidos com direito a financiamento público e guia eleitoral a 16 legendas, incluindo aqueles que participam de federações como PV, PCdoB, PSOL, Rede Sustentabilidade e Cidadania, que sozinhos não teriam ultrapassado a cláusula de barreira.

A federação entre União Brasil e PP terá 106 deputados federais e dezesseis senadores, tornando-se a maior bancada tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal. Apesar de estarem se unindo, os dois partidos sofreram mutações e surgiram de uma mesma árvore genealógica, o União Brasil é fruto de uma fusão entre PSL e Democratas, que por sua vez era o antigo PFL, já o PP, foi o antigo PPB e antes chegou a ser o PDS, que foi sucedâneo da Aliança Renovadora Nacional. Coincidentemente o PFL surgiu de uma dissidência do PDS, que aconteceu em 1985.

Tanto o PP quanto o PFL chegaram a ter forte protagonismo no Congresso Nacional entre as décadas de 80 e 90, quando tinham juntos mais de 130 deputados federais em cada legislatura, até que com a ascensão de Lula em 2003, os dois partidos foram diminuindo de tamanho, até a pior eleição dos dois partidos, quando o DEM elegeu apenas 21 deputados federais e o PP apenas 38. Com a ascensão de Jair Bolsonaro em 2018, o então nanico PSL se tornou grande e depois fundiu-se ao Democratas, formando o União Brasil, que em 2022 elegeu 59 deputados federais, e o PP 47 parlamentares.

Com a concretização da federação, UB e PP se fortalecem para as eleições municipais e deverão ampliar de forma significativa seu tamanho no Congresso Nacional em 2026, onde qualquer que seja o presidente, inclusive o atual presidente Lula, precisará desta federação para garantir a governabilidade tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Forças – O PSOL solicitou ao STF que declare a inconstitucionalidade de interpretações que “ampliem as atribuições estabelecidas no artigo 142 da Constituição Federal, que dispõe sobre o papel e a função das Forças Armadas”. Segundo o partido, parcela “radical” do bolsonarismo tem defendido uma “intervenção militar em razão de um suposto estado político de coisas ilegítimo”, com base em interpretação “mirabolante” do artigo. O PSOL pede que “não haja possibilidade de atribuir às Forças Armadas o status de poder moderador do Brasil”.

Queixa – O ministro Nunes Marques, do STF, abriu prazo de 15 dias para que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apresente resposta à queixa-crime por difamação apresentada contra ele pela cantora Daniela Mercury. Em abril de 2022, o parlamentar teria afirmado em texto que ela estaria sofrendo “efeitos colaterais da abstinência da Lei Rouanet”.

Bom carnaval – A partir de hoje entrarei num pequeno recesso de carnaval, voltando com a nossa coluna apenas na próxima quinta-feira. Desejo a todos um bom carnaval, que a paz prevaleça durante os festejos de momo.

Inocente quer saber – Qual será o efeito colateral da federação entre UB e PP em Pernambuco?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Recife e Garanhuns firmam parceria para modernização tecnológica dos serviços públicos
Prefeita Carol Jordão parabeniza seu filho e secretário Tertuliano Jordão pelo aniversário
Governo de Pernambuco promove plantio de mil mudas na Praia de Rio Doce, em Olinda
Governo do Estado e TJPE firmam financiamento junto ao BID para garantir a transformação digital do Poder Judiciário pernambucano
Piores cenários econômicos do Brasil apontam dólar a R$ 6,50, Selic acima de 16% e retração do PIB
Estudantes da Rede Municipal do Recife representarão o Brasil em torneio de robótica na China
Andréa Medeiros fala sobre pré-candidatura a deputada estadual: “Faremos isso no momento certo”
Gestão ou oposição? De que lado está o diretor de cultura de Feira Nova?
TJPE lança serviço para salvar vidas de mulheres vítimas de violência doméstica. Apresentação será nesta segunda-feira (21-07)
Quando a comissão provisória some: dilema da caducidade e risco de autossabotagem partidária

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar