Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 13 de agosto de 2020 2 Comentários

Coluna da Folha desta quinta-feira

PT imerso em mais uma divisão este ano

Ainda está presente na memória de quem vivencia a política em Pernambuco o ano de 2012, quando João Paulo e João da Costa trocavam farpas depois de o primeiro apoiar o segundo na eleição de 2008 e sairem vitoriosos do processo. Como todo mundo lembra, Maurício Rands lançou sua pré-candidatura, disputou prévias com João da Costa, que acabou vitorioso.

Ainda assim o diretório nacional decidiu pela não candidatura de João da Costa e lançou Humberto Costa. No fim, a divisão interna do PT inviabilizou Humberto e ele amargou o terceiro lugar, com isso o partido entregou a prefeitura de bandeja ao PSB que elegeu Geraldo Julio.

Passados oito anos daquele episódio, a história se repete, e novamente o PT se vê numa disputa interna. Marília Arraes foi oficializada pela executiva nacional como pré-candidata do partido a prefeita do Recife a contragosto dos diretórios estadual e municipal que desejavam a manutenção da aliança com o PSB que decidiu por João Campos.

Assim como Humberto em 2012, Marília será candidata de um PT dividido, e os defensores da aliança com o PSB chateados pela iminente perda dos cargos nas gestões socialistas na prefeitura e no governo. Ser candidata com esse fogo amigo será uma verdadeira prova de fogo para Marília Arraes, que assim como em 2018, segue bem posicionada em pesquisas eleitorais e deverá polarizar a disputa com o primo João Campos na capital pernambucana.

Se o PT não sagrar-se vitorioso em novembro com a postulação de Marília Arraes, voltará a ser oposição nas três esferas de poder, e corre o risco de ficar ainda mais fragilizado em Pernambuco.

Solidariedade – Em reunião do Pleno do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Ranilson Ramos, vice-presidente do órgão, propôs um voto de solidariedade à ministra Ana Arraes, por ocasião das ofensas sofridas por ela durante sessão virtual da Segunda Câmara do TCU, ocorrida no último dia 28 de julho. A proposta de Ranilson foi acatada por todos os demais conselheiros do TCE, que registraram repúdio às agressões dirigidas à ministra por um servidor do Tribunal de Contas da União.

Anúncio – Um deputado oposicionista acredita que se Daniel Coelho receber o apoio do PSL de forma oficial, terá a confirmação do PSC e do PL, o que por osmose lhe consolidará como candidato oficial da oposição. Ele diz que a decisão não pode passar da próxima semana.

Ipojuca – O vereador Albérico da Cobal, pré-candidato do PP a prefeito de Ipojuca, segue articulando sua postulação com outros partidos para apresentar uma ampla frente política em novembro e enfrentar a atual prefeita Célia Sales (PTB) e o ex-prefeito Carlos Santana (PSB).

Petrolina – O prefeito Miguel Coelho (MDB) recebeu muitos investimentos federais na cidade, transformando Petrolina num canteiro de obras. O gestor possui expressiva aprovação e chega nesta fase de definições com amplo favoritismo na busca pelo segundo mandato, de acordo com pessoas que acompanham a realidade da cidade.

Inocente quer saber – O MDB será mais um partido a integrar a coligação do prefeito Anderson Ferreira em Jaboatão?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: Ana Arraes, anderson ferreira, coluna edmar lyra, daniel coelho, Eleições 2020, Folha de Pernambuco, humberto costa, joão campos, marília arraes, miguel coelho, psb, ranilson ramos, tce, TCU

Comentários

  1. RESPEITEM O POVO PERNAMBUCANO ! diz

    13 de agosto de 2020 em 7:46 am

    Uma Organização Criminosa Contumaz mostra nessa foto o encontro de “coisas ruins” para o Recife, será que o Povo do Recife tá doido para eleger essa lástima que tem como referência o “Maior Ladrão do Brasil” ??? Vamos Limpar Pernambuco e o Recife dessa canalha de corruptos da Orcrim Lulopetralha e Socialista de Apipucos !!!

    Responder
  2. Paulo Rodrigues diz

    13 de agosto de 2020 em 9:20 am

    João Campos, futuro orefeito.
    #ForaBolsonaro

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

“A movimentação de carga nos portos foi a maior da história. Isso é mais emprego e renda para a população”, comemora Silvio Costa Filho
Governo de Pernambuco e ONU firmam compromisso com municípios para prevenção à violência
Prefeito Lula Cabral inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e nova base do GSMAR em Itapuama
Prefeito Zé Martins declara apoio à reeleição de Dueire
Coluna desta sexta-feira
Prefeita Elcione comemora geração de 800 empregos, resultantes do novo Plano Diretor
PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Com foco em novos negócios e mais empregos, ministro Silvio Costa Filho assina decreto que regulamenta a cabotagem no Brasil
Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade
Mano Medeiros planeja ações na vice-presidência de Resíduos Sólidos da Federação Nacional dos Prefeitos

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login