Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:07 am do dia 3 de outubro de 2016

Coluna do blog desta segunda-feira

Uma nova eleição começará a partir de agora no Recife 

A cidade do Recife protagonizou uma nova disputa de segundo turno com a abertura das urnas após dezesseis anos. Pela segunda vez na história, Recife estará escolhendo seu prefeito numa segunda etapa. Na primeira tínhamos um prefeito bem-avaliado que por uma série de fatores terminou não conseguindo líquidar a fatura logo no primeiro turno, enquanto tínhamos um político que vinha se consolidando como liderança de esquerda e surfou numa onda favorável ao PT que dois anos depois chegaria à presidência.

Nesta eleição temos um Geraldo Julio que juntou vinte partidos, conseguiu quase cinco minutos de guia eleitoral, começou atrás nas pesquisas e por muito pouco levou no primeiro turno turno. Assim como Roberto Magalhães em 2000, Geraldo ficou a míseros votos de ser reeleito. Enfrenta o mesmo João Paulo de dezesseis anos atrás, que impôs uma histórica derrota a Roberto Magalhães e ajudou a implodir a União por Pernambuco que começava a dar sinais de protagonismo em Pernambuco.

A diferença é que agora João Paulo chega ao segundo turno em viés de queda e sua ida só foi viável graças ao desempenho dos demais candidatos, que juntos atingiram quase 28% dos votos válidos, mas diferentemente de 2000, João Paulo não conseguirá o apoio dos candidatos que ficaram de fora do segundo turno, sobretudo os dois mais votados, pois historicamente foram forjados na oposição ao PT e ao próprio João Paulo.

Porém em eleição tudo é possível. Agora saem de cena as centenas de candidatos a vereador que apoiavam Geraldo Julio, o tempo de televisão é igualitário e uma militância petista sedenta por vingança ao PSB e principalmente pelos cargos que podem ocupar numa eventual vitória de João Paulo. Chegamos no segundo turno onde em tese Geraldo Julio é favorito, mas não dá para menosprezar a capacidade de João Paulo de ser beneficiado pela sorte, coisa que já demonstrou em outras ocasiões e novamente ontem ao chegar ao segundo turno por menos de dez mil votos.

Camaragibe – Após várias tentativas frustradas Demóstenes Meira (PTB) se elegeu ontem prefeito de Camaragibe derrotando o então prefeito Jorge Alexandre (PSDB). A vitória traz o bônus de ser prefeito mas a responsabilidade de fazer completsmente diferente do que foi feito por Jorge nos últimos meses. Meira tem a partir de janeiro a grande oportunidade da sua vida.

Lula Cabral – Eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, que foi um dos melhores prefeitos da história do Cabo, recebeu uma segunda chance do eleitor cabense para voltar a governar a cidade e apagar o fiasco que foi a eleição de Vado da Farmácia em 2012 bem como a sua gestão, que foi a mais desastrosa da história do município.

Alepe – Com as vitórias de Miguel Coelho (Petrolina), Angelo Ferreira (Sertania), Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho), Aglaílson Júnior (Vitória de Santo Antão), Maviael Cavalcanti (Macaparana), Anchieta Patriota (Carnaíba) e a ida de Tony Gel e Raquel Lyra ao segundo turno em Caruaru, serão efetivados como deputados estaduais Antonio Moraes, Marcantonio Dourado, Roberta Arraes, Isaltino Nascimento e Laura Gomes. Assumem como suplentes Terezinha Nunes, Gustavo Negromonte e Cássia do Moinho.

Augusto Coutinho – Além de exercer a presidência do Solidariedade em Pernambuco e poder ser efetivado deputado federal caso Anderson Ferreira se eleja prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Augusto Coutinho deu mais uma demonstração de força ao eleger o seu filho Rodrigo Coutinho vereador do Recife com 4.300 votos.

RÁPIDAS

Raimundo Pimentel – O ex-deputado Raimundo Pimentel (PSL) confirmou as expectativas e foi eleito prefeito de Araripina com expressiva votação. Raimundo já havia conseguido eleger Socorro Pimentel deputada nas eleições de 2014 com mais de quarenta mil votos.

Tabira – O prefeito Sebastião Dias fez história em Tabira ontem ao ser eleito para mais quatro anos no comando da cidade. Desde 2000 quando foi instituída a reeleição, nenhum prefeito havia conseguido tal façanha.

Inocente quer saber – O que faltou para Heraldo Selva chegar ao segundo turno em Jaboatão dos Guararapes?

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Política, Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login