
Ao todo foram 20 mil inscritos, 38 alunos contemplados, 12 professores e 12 municípios premiados
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), realizou o VI Prêmio DETRAN-PE de Educação para o Trânsito com o objetivo estimular estudantes a realizarem produções escritas com a temática de trânsito, bem como encorajar os professores para o trabalho qualitativo e continuado de educação para o trânsito em sala de aula. A entrega ocorreu nesta terça-feira (25), na sede do DETRAN-PE, no bairro do Iputinga, com a presença do secretário-executivo de Ensino Médio da SEE, Paulo Dutra e a Adjunta da Superintendência da Receita Federal, Maira Giannico.
“Educar para o trânsito é investir no futuro. Este prêmio valoriza iniciativas que ultrapassam os muros da escola e impactam diretamente nossas comunidades. Ao apoiar professores e estudantes, reforçamos nosso compromisso com a prevenção e com um trânsito mais humano”, comenta o diretor-presidente do DETRAN-PE, Vladimir Lacerda. Com o tema, “Desacelere, seu bem maior é a vida”, o Concurso voltado para alunos e professores foi dividido em três categorias: Redação, Prática Educativa e Relatório de Atuação em Rede Municipal com professores.
Ao todo foram 20 mil inscritos, 38 alunos contemplados, 12 professores e 12 municípios premiados. Os classificados ganharam Iphones 16, smarthphones e prêmio pecuniários. Entre os participantes, alunos do Ensino Médio (1° ao 3° ano) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de cursos técnicos da Rede Estadual de Pernambuco. Os critérios para que os professores participassem eram simples, bastava estar em exercício profissional nas redes Públicas, Municipal e Estadual.
“O Prêmio DETRAN-PE de Educação para o Trânsito representa a essência da nossa gestão: trabalhar com propósito, diálogo e responsabilidade. Alunos e professores são protagonistas dessa mudança, e premiá-los é reconhecer que a educação é o caminho mais eficaz para reduzir sinistros e preservar vidas.”, comenta o gerente da Escola Pública de Trânsito, Aurino Francisco.


