Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 12:00 pm do dia 29 de maio de 2025 Deixe um comentário

Nas ruas de Olinda, tambores resistem: documentário marca 20 anos do grupo percussivo Batadoní

Foto: Divulgação

Pré-estreia de documentário Tambor Louvado por Todos acontece no dia 1º de junho, às 16h, no mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, aberto ao público

No próximo dia 1º de junho, às 16h, o Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, recebe a pré-estreia do documentário Tambor Louvado por Todos, que conta a trajetória do grupo percussivo Batadoní e resgata a importância da valorização dos grupos e brinquedos populares para a cultura pernambucana. O filme é dirigido por Sara Brito, pesquisadora e realizadora em comunicação e audiovisual, e também integrante do grupo. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes no local, e será seguida por debate com a equipe do filme.

A obra é um retrato íntimo e de valorização dos 20 anos de trajetória do Batadoní, nascido do encontros de amigos e da convivência com mestres da cultura popular de tradição e dos tambores cubanos, o grupo construiu ao longo de duas décadas uma presença constante e autônoma no território urbano, ocupando espaços públicos para suas atividades, se movimentando com a cidade, mas também interiorizando sua presença, com vivências em outros municípios do estado. “Registrar a memória de grupos como o Batadoní é um movimento estratégico de resistência e sobrevivência. É uma forma de dizer: estamos aqui, existimos, deixamos marcas e vamos continuar. Construir essa memória do que já passou é importante para o que vem, porque as pessoas são passageiras mas o grupo pode permanecer. Isso fortalece os coletivos, contribui para que sejam vistos e lembrados, e mostra como eles seguem atuando apesar da invisibilidade institucional”, afirma a diretora Sara Brito.

O documentário, que reúne entrevistas, imagens de arquivo e elementos de animação, percorre memórias do grupo, desde as primeiras tocadas informais ao surgimento do Festival Segura o Bode e do Batadoninho, atividade específica para crianças, da aliança com o Maracatu Nação Leão Coroado ao impacto da pandemia, passando pela conquista da gravação de seu primeiro álbum.

Para Vanessa Lorega, integrante do grupo, a força do Batadoní vem do coletivo. “O Batadoní é um espaço de construção coletiva, onde a gente aprende não só a tocar, mas a conviver, a decidir junto, a se respeitar. A gente não tem patrocínio, não tem salário, mas tem pertencimento, tem identidade. Registrar essa história é mostrar que a cultura popular é viva, é organizada, e é feita por nós, com o que temos”, destaca.

O documentário Tambor Louvado por Todos não é apenas uma celebração da trajetória do Batadoní, mas também uma convocação para que os grupos e brinquedos populares possam ter reconhecimento, apoios e valorização pelo que são: cultura viva, feita a muitas mãos, a muitas vozes e que segue batendo no compasso da coletividade. “Produzir de forma independente ainda é muito difícil. Há muitas ideias, muitos coletivos produzindo cultura com potência, mas os recursos são escassos. A gente precisa falar sobre remuneração digna para quem trabalha com audiovisual, com cultura, sobretudo em projetos que partem de dentro dos próprios grupos, como é o nosso caso”, reforça Sara Brito.

O filme é um projeto de realização do Batadoní, foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. A noite de pré-estreia conta com o apoio do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

SERVIÇO
Pré-estreia do documentário Tambor Louvado por Todos
Dia 01 de junho (domingo), a partir das 16h, (retirada de ingressos gratuitos a partir das 15h no local)
Teatro Fernando Santa Cruz, Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, S/N, Varadouro, Olinda – PE.
Entrada gratuita aberta ao público.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Juninho Cantarelli recebe selo de transparência do MP, por gestão responsável em Itacuruba
Seplag-PE lança manual para orientar municípios na elaboração e revisão do Plano Plurianual
Simão Durando entrega 7ª unidade escolar de 2025 e reforça compromisso com a educação infantil de qualidade
Recife Bom de Bola 2025 começa com recorde de equipes e atletas
Avenida Mário Melo é entregue requalificada pela Prefeitura do Recife
Coluna desta quinta-feira
Coronel Alberto Feitosa e Gilson Filho ao lado de Michelle Bolsonaro na Paraíba
Simão Durando entrega escola reformada e ampliada em comunidade ribeirinha de Petrolina
Pastor Júnior Tércio defende urgência da Lei Anti-Oruam após prisão de cantor acusado de exaltar o crime
Prefeitura de Goiana divulga programação da festa de Sant’Ana com grandes atrações

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar