Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 1:18 am do dia 27 de junho de 2015

Governo mais do que dobra capacidade de atendimento do Programa Atitude

Ampliar a eficácia da rede de proteção e de assistência social em Pernambuco é um dos objetivos estratégicos do Governo, ressaltados com dois anúncios feitos pelo governador Paulo Câmara, nesta sexta-feira (26). Referência desde que foi lançado, o Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares (Atitude) será expandido para 126 pontos de atendimento e terá a sua capacidade mais do que duplicada, passando a funcionar em 90 municípios pernambucanos – atualmente, ele está instalado em 40. 

Além da expansão, Paulo Câmara anunciou a criação de um grupo de trabalho que vai estreitar o relacionamento do Executivo com as comunidades terapêuticas; fortalecendo a rede de proteção aos usuários de drogas. O governador convocou os profissionais do Estado a participarem da construção do Programa de Apoio às Comunidades Terapêuticas, que será lançado em 180 dias. O grupo deverá manter encontros até a conclusão dos objetivos.

Para o chefe do Executivo pernambucano, fortalecer as políticas sociais é uma prioridade. A reafirmação dessa postura veio com a publicação do Mapa da Estratégia, no último dia 19, que salientou o papel de destaque das áreas de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “Queremos que o nosso Governo tenha suas políticas sociais no rumo certo e sabemos que investir na prevenção é o melhor caminho para obter resultados positivos. Estamos à frente do serviço público para consolidar a felicidade das famílias”, assegurou Paulo Câmara.

O Atitude, que integra o Pacto pela Vida, já atendeu cerca de seis mil usuários de drogas no Estado, desde a sua implantação, em 2011. Com os 61 pontos de atendimento a serem acrescidos, a iniciativa passará a funcionar em 126 locais de todas as regiões do Estado. Também serão ampliados os núcleos regionais do projeto, de 11 para 15; as equipes de rua, de 14 para 26; os centros de acolhimento, de 5 para 14; além das casas de aluguel social, que passam de 40 para 80.

“O programa Atitude, que tem tido bons resultados, busca identificar e oferecer tratamento para pessoas que têm algum tipo de dependência química. Com essa ampliação, nós queremos levar o projeto para todas as regiões do Estado. Esse incremento na estrutura e o trabalho junto à comunidade terapêutica vai fortalecer a rede de proteção ao usuário de droga”, pontuou Paulo Câmara.

Secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento explicou que essa foi uma demanda bastante debatida durante a campanha eleitoral e nos seminários do Todos por Pernambuco. “Antes da expansão, que vai exigir um investimento anual de R$ 15 milhões, nós conseguíamos atender em 40 municípios. Agora, nós vamos atuar em 90”, lembrou Isaltino. 

Sobre o trabalho de prevenção ao uso de drogas com crianças e adolescentes, o governador destacou a importância de ações preventivas. “Muitas crianças com menos de dez anos estão encontrando o caminho das drogas e precisamos ter um olhar diferenciado para esse público. Para isso, Pernambuco precisa estar integrado com políticas que envolvam educação, cultura, esporte e lazer”, defendeu Câmara.

O Programa de Apoio às Comunidades Terapêuticas, que será construído em conjunto com os profissionais da área, a partir da atuação do grupo de trabalho designado hoje pelo governador, deve conter diretrizes para a consolidação de políticas públicas. Uma das necessidades iniciais é encontrar uma solução para cerca de três mil usuários que precisam de apoio para tratar a questão da abstinência do álcool e de outras drogas. 

DIPLOMA DE MÉRITO – Na cerimônia, Paulo Câmara ainda instituiu o Diploma Amigos da Vida, que vai reconhecer personalidades, instituições públicas e privadas que prestam colaboração ao Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas. “Vamos premiar quem tiver boas práticas no segmento. Com isso, vamos dar uma atenção aos que já estão envolvidos no trabalho, contribuindo para um Estado mais justo e equilibrado”, disse.

A escolha dos homenageados caberá à Câmara de Enfrentamento ao Crack do Pacto pela Vida, que deverá indicá-los no mês de abril, com eleição dos premiados no mês de maio e entrega da premiação em junho, durante a Semana Estadual sobre Drogas. 
WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura de Goiana organiza sua 1ª Conferência de política para mulheres
Fernando Dueire comenta especulações sobre estar na chapa de João Campos ou Raquel Lyra em 2026
Deputado Guilherme Uchôa destaca Getúlio Belém como um dos grandes nomes que podem surgir em 2026
“O Brasil não parou, andou para trás” diz Anderson Ferreira
São Joaquim do Monte recebe pelo segundo ano consecutivo, Selo Painel de Transparência dos festejos juninos 2025
Coluna desta quarta-feira
Ao lado de Sóstenes Cavalcante, Feitosa faz convocação aos pernambucanos
“Girando pelo Sertão, AGE destaca papel das empreendedoras”
João Campos visita a Exposerra ao lado de Márcia Conrado
Juninho Cantarelli recebe selo de transparência do MP, por gestão responsável em Itacuruba

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar