
O Grupo João Santos concluiu hoje o pagamento de R$ 80 milhões à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), marcando a conclusão da primeira fase do maior acordo de regularização já feito pelo fisco federal.
Esse montante beneficia cerca de 20 mil trabalhadores, entre ativos e ex-funcionários, possibilitando o recebimento de seus Fundos de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), muitos dos quais estavam pendentes por décadas.
A operacionalização dos repasses, feita pela PGFN e Caixa Econômica Federal, deve ser concluída em até 90 dias, devido à individualização dos pagamentos.
Esse marco na recuperação do Grupo João Santos reafirma o compromisso da nova gestão em resolver seus passivos, especialmente os trabalhistas. Com a quitação inicial do acordo, inicia-se a regularização de outras obrigações fiscais.
Após uma mudança de gestão em agosto de 2022 e o início do processo de recuperação judicial em dezembro do mesmo ano, o grupo realizou um levantamento minucioso de seu patrimônio, credores, passivos e ativos. Com pouco mais de um ano de trabalho, retomou a operação de duas fábricas, totalizando quatro em 2023, alcançando um faturamento de R$ 1 bilhão. Atualmente, conta com 3 mil funcionários, todos com salários e FGTS em dia.


