
O senador Fernando Dueire (MDB-PE) se reuniu na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, com o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, para avançar na construção de soluções estruturantes voltadas ao fortalecimento dos municípios brasileiros. O encontro reforçou a atuação do parlamentar na defesa da pauta municipalista e no diálogo permanente com as entidades que representam as gestões locais.
Reconhecido por prefeitos pernambucanos como o senador dos municípios, Dueire destacou sua atuação permanente em defesa do municipalismo e afirmou: “É nos municípios que a vida acontece e é lá que as políticas públicas precisam chegar com eficiência, respeito e previsibilidade. Fortalecer as cidades é fortalecer o Brasil”, disse.
Durante a reunião, o senador apresentou a inclusão de dois novos projetos estratégicos na pauta da CNM no Congresso Nacional, sendo um de sua autoria. Entre as propostas, destacou a criação de um Plano Nacional de Recuperação das Estradas Vicinais, iniciativa considerada fundamental para o escoamento da produção agropecuária, o fortalecimento das economias locais e a integração das regiões rurais.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, elogiou a iniciativa e destacou a atuação do parlamentar. “O senador Fernando Dueire é municipalista e esse projeto vai ao encontro das necessidades dos municípios”, afirmou.
Também foi debatida uma proposta elaborada pela CNM para revisar os critérios de distribuição das emendas parlamentares, com o objetivo de direcionar mais recursos a municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e historicamente menos contemplados. Fernando Dueire se colocou à disposição para contribuir com o avanço da matéria no Congresso Nacional, reforçando seu papel como um dos principais interlocutores dos municípios no Senado e defensor de uma agenda federativa mais justa e equilibrada.
A Confederação Nacional dos Municípios é a principal entidade municipalista do país, congregando mais de 5 mil municípios e atuando na defesa dos interesses das gestões locais junto ao Congresso Nacional e aos demais Poderes da República.



