O Protejo de Lei nº 2899/2025, institui no calendário de eventos do estado de Pernambuco, o Dia Estadual da Imigração Francesa em Pernambuco.
A data será celebrada todos os anos, sempre no dia 14 de Julho, no Dia Nacional da França, data internacionalmente conhecido. O projeto que originou a matéria é de autoria do deputado estadual William Brígido (Republicanos).
Na justificativa da proposição ficou destacada a importância da proposta. “Essa homenagem ao povo francês é mais que merecida, pela Ilha de Santo Aleixo em Sirinhaém, localizada no Litoral Sul do estado ter uma ligação histórica com a França. O próprio nome da ilha e sua existência liga o povo francês a Pernambuco”.
O jornalista Thiago Gouveia, idealizador do projeto, ressaltou a relevância da homenagem para o Brasil, Pernambuco e em especial para o município de Sirinhaém. “Esse projeto é uma reparação histórica, várias pessoas não conhecem ainda esses acontecimentos. Foram vários anos de pesquisas quando trabalhei na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara dos Deputados. Meu maior sonho é que através dessa proposta, que um dia o presidente da França Macron, o embaixador no Brasil, o cônsul do Nordeste venha à Ilha de Santo Aleixo” explicou.
“Que através dessa homenagem, turistas e empresas francesas venham conhecer e se instalar em Sirinhaém. O objetivo é o desenvolvimento do povo sirinhaense, terra da minha querida mãe e dos meus patentes e familiares” completou Thiago.
Na oportunidade, o projeto a nível nacional, do Dia da Imigração Francesa no Brasil foi entregue pelo jornalista Thiago ao deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE).
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o jornalista Thiago entregou o projeto ao deputado William, ao lado das secretárias municipais de Sirinhaém, da Mulher, Laryssa Oliveira e de Meio Ambiente e Turismo, Bruna Marinho, também esteve presente na reunião o assessor político da prefeitura, Cláudio do Cremel.
História
A presença francesa no Norte-Nordeste do Brasil e especialmente em Pernambuco remonta o ano de 1531. Foi na ilha de Santo Aleixo, localizada no município de Sirinhaém no estado de Pernambuco, que se passou a primeira dominação francesa no Brasil, de março a dezembro de 1531. Quando da ocupação francesa, a ilha foi denominada de Saint-Alexis, pelos franceses.
A referida homenagem é mas que merecida, pela Ilha de Santo Aleixo em Sirinhaém, ter uma ligação histórica com a França. O próprio nome da ilha e sua existência liga o povo francês a Pernambuco.
Em 1531, o navio francês La Pèlerine esteve comandado por Jean Duperet, capitão do La Pèlerine, construiu uma fortaleza provisória no litoral de Pernambuco, na Ilha de Santo Aleixo, município de Sirinhaém, segundo referências de Pedro Calmon (História do Brasil, 1959). Duperet carregou seu navio de pau-brasil e seguiu para a Europa. Deixou a fortaleza guarnecida com 70 homens.
Em seu retorno, Pero Lopes, da expedição de Martim Afonso, fizeram eles se retirarem de Pernambuco e o navio La Pélérine foi seguido pelos portugueses, até a costa da Andaluzia. O financiador da expedição francesa, o Barão de St. Blancard, protestou no tribunal de Bayonne, na França, em 1538. O processo original foi publicado por Eugène Guénin (Ango et ses pilotes, d’après des documents inédits, 1865).
Os franceses também governaram alguns territórios no Brasil em várias ocasiões, além da ilha de Santo Aleixo em 1531.
Touche. Outstandin arguments. Keepp uup thee great spirit.