
Em menos de um ano de execução, o Programa Caminhos da Gestão, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE) e pela Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), virou destaque como boa prática e pelo pioneirismo na capacitação de servidores públicos municipais na segunda edição da Revista Planejamento e Futuro, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan).
A publicação, lançada neste mês durante o XCV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado na cidade do Rio de Janeiro, apresenta os cases de sucesso das unidades da federação na área, trazendo uma matéria sobre o impacto do programa, iniciado em fevereiro deste ano e feito em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A revista pode ser acessada clicando aqui. (https://drive.google.com/file/d/1rLeNnUSKJCiWCKphXWdmlgIQfTmKb_WU/view)
“Quero parabenizar toda a equipe do Caminhos da Gestão pelo excelente trabalho nesse case de sucesso que pode ser replicado por outros estados, porque os principais recursos para viabilizá-lo são encontradas em outras unidades da federação, a exemplo da estrutura de Escolas de Governo, a possibilidade de contar com um quadro bastante qualificado de servidores para se tornarem instrutores dos cursos e de uma rede de aparelhos do Estado que podem ser usados para a realização dos cursos”, realçou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.
O programa já capacitou mais de 1.300 alunos, com 149 municípios beneficiados, sendo 92 com acordos de cooperação técnica firmados. E a meta é chegar a 100% das cidades pernambucanas em 2026. Com baixo custo, cerca de R$ 314 mil por ano, valor que inclui o pagamento de instrutores, coordenadores e diárias, o Caminhos da Gestão traz um grande impacto na otimização dos processos que tem como consequência a melhoria dos serviços oferecidos à população, a exemplo dos cursos sobre a captação de recursos para investimentos e de planejamento orçamentário voltados à realidade dos municípios.
“Estamos muito felizes com os resultados do Caminhos da Gestão e pelo fato dele já ser reconhecido como um case de sucesso nacional, como destaca a Revista Planejamento e Futuro. E iremos acompanhar a aplicação na ponta do conhecimento adquirido pelos servidores municipais capacitados. A partir desse destaque, nos colocamos à disposição de secretarias de outros estados para ajudar na replicação do programa por meio de visitas técnicas à Seplag”, afirmou a gerente-geral de Governança Regional da Seplag, Lilian Costa Gomes.
Na última terça-feira (16), foi realizado na Seplag um evento em celebração dos resultados e das parcerias feitas para promover a profissionalização da gestão pública em todo o Estado. Na ocasião, foram exaltadas as parcerias com o Banco do Brasil e o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) e homenageados os instrutores, coordenadores e parceiros do programa com a entrega de um certificado de agradecimento. É uma ação inovadora da gestão da governadora Raquel Lyra, que assumiu o papel central em uma demanda há tempos requisitada pelos municípios.
A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou a importância do programa. “Os cursos oferecidos pelo Caminhos da Gestão são ministrados por servidores altamente qualificados, o que é essencial para o aperfeiçoamento dos agentes públicos municipais. Essa iniciativa fortalece o Estado como um todo e reforça a nossa missão de entregar políticas públicas à sociedade”, ressaltou a titular da pasta.
O benefício para a gestão pública é enorme, conforme destacou a secretária-executiva da Amupe, Gorette Aquino. “O programa tem ajudado muito os gestores, os secretários e os técnicos municipais a se qualificarem e automaticamente qualificar a gestão municipal. E o mais importante, com o Caminhos da Gestão, nós temos cursos específicos para os municípios e isso ajudou muito e deu mais qualidade tanto ao programa como para a gestão municipal”, disse.



