
Estratégia municipal também impulsiona crescimento do número de revendas credenciadas
A campanha de orientação lançada pela Prefeitura do Recife para apoiar o acesso dos recifenses ao novo programa federal Gás do Povo já apresenta resultados expressivos. Em apenas duas semanas, segundo dados oficiais fornecidos pela Caixa Econômica Federal, o número de beneficiários do programa na capital quase quadruplicou, ultrapassando a marca de 30 mil pessoas que conseguiram acessar o benefício. O avanço é resultado de uma ação integrada entre a Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, responsável pelas informações do Cadastro Único (CadÚnico), que possibilitou disparos segmentados via WhatsApp para mais de 92 mil recifenses inscritos no CadÚnico e aptos ao benefício, além de disponibilizar orientações completas no Conecta Recife e no site oficial gasdopovo.recife.pe.gov.br.
A estratégia municipal teve como objetivo traduzir, simplificar e orientar o cidadão, reduzindo dúvidas e facilitando o caminho para que cada beneficiário conseguisse consultar seu status e saber exatamente o que fazer em cada caso. A abordagem se mostrou eficaz: desde o lançamento da campanha, Prefeitura registrou um aumento expressivo na adesão ao programa, impulsionando a busca pelo benefício federal.
Além de ampliar o acesso das famílias, a campanha também impactou diretamente a rede de revendas participantes. O Recife possui 149 estabelecimentos autorizados pela ANP para comercialização de GLP. Antes da ação, 32 revendas estavam credenciadas ao Gás do Povo. Hoje, esse número subiu para 55, representando crescimento de 72% no período.
Para a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, a iniciativa reforça a importância da integração entre as diversas esferas do poder público para assegurar que as políticas sociais cheguem a quem mais precisa. “Essa articulação entre a assistência social e o uso da tecnologia tornou nossa base de dados com a lista de beneficiários e dos estabelecimentos credenciados ainda mais eficiente. Recife foi a única cidade que possibilitou a comunicação direta com os beneficiários para divulgar o Gás do Povo, além disso fortalecemos a orientação presencial na Central do CadÚnico, CRAS e CREAS, garantindo que quem teve dúvidas fosse atendido.”, destaca.
Para garantir segurança ao consumidor, denúncias relacionadas às revendas continuam sob responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Ouvidoria pode ser acionada gratuitamente pelo telefone 0800 970 0267 ou pela plataforma Fala.BR disponível no site da Agência.
O secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, destaca que os primeiros resultados comprovam a importância da atuação municipal. “O Recife assumiu um papel ativo para garantir que o cidadão não fique perdido diante de informações complexas. A campanha mostrou que, quando o poder público orienta e aproxima, o benefício chega mais rápido a quem precisa. Estamos muito satisfeitos com os resultados iniciais, mas seguimos trabalhando para que todas as famílias contempladas possam acessar o Gás do Povo”, afirma.



