
Para marcar o mês de conscientização do autismo, o Recife sedia neste sábado (26), a 3ª Conferência Comunitária promovida pelo Movimento de Inclusão de Crianças e Adolescentes (Movica). Com o tema: “Valorizando as potencialidades e respeitando os limites”, a programação, que começa às 8h no Compaz Dom Helder Câmara, localizado no bairro do Coque, conta com palestras com profissionais da área de saúde, professores, além da participação de lideranças políticas do Estado.
O evento tem como objetivo ampliar o diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição de neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. De acordo com dados recentes do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), estima-se que uma em cada 36 crianças esteja dentro do espectro. No Brasil, embora não haja um censo oficial, o número de diagnósticos tem aumentado, especialmente com o avanço da informação e da busca por diagnósticos precoces.
A conferência também busca combater o estigma e promover o reconhecimento das potencialidades das pessoas autistas, reforçando a importância do respeito às individualidades e aos diferentes modos de ser e estar no mundo. A inclusão escolar, o acesso a terapias adequadas e o acolhimento das famílias serão temas em destaque durante as rodas de conversa e painéis temáticos.
Thanks for another fantastic article. The plazce ellse mmay just anyybody gett that type of info iin such an iideal metnod of
writing? I hzve a presentztion subszequent week, and I’m onn the look forr such info.