Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 16:30 pm do dia 23 de janeiro de 2025 Deixe um comentário

Ministro diz que proposta de intervenção no preço de alimentos foi ‘equívoco de comunicação’

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Pacote de medidas para baratear preço dos alimentos será apresentado a Lula nesta sexta (24)

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse nesta quinta-feira (23) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descarta qualquer tipo de intervenção nos preços dos alimentos.

O chefe da pasta chamou de “equívoco de comunicação” a hipótese de que o governo buscaria medidas interventivas. Ele não citou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, autor da fala sobre intervenção que provocou polêmica e que depois se corrigiu.

Teixeira também disse que os ministros envolvidos na questão dos alimentos vão apresentar nesta sexta-feira (24) um pacote de medidas ao presidente Lula.

A Casa Civil realizou na manhã desta quinta reunião para discutir medidas para baratear o preço dos alimentos. Participam Rui Costa e os também ministros Teixeira e Carlos Fávaro (Agricultura). Estava prevista também a participação de Fernando Haddad (Fazenda), mas ele não foi ao Planalto.

Representou a Fazenda o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello.

“Isso aí [fala sobre intervenção] já foi corrigido. Foi um equívoco de comunicação. Isso está fora [das medidas]. O presidente já falou, já afastou qualquer possibilidade de intervenção nisso. Casa Civil já esclareceu”, disse o ministro, ao chegar ao Planalto para a reunião. Teixeira acrescentou que as medidas não seriam definidas já.

O encontro no Palácio do Planalto durou cerca de 1h30. Após o encontro, Teixeira disse que um novo encontro, dessa vez com Lula, está marcado para debater as medidas que serão propostas pelos ministros.

A questão dos alimentos se tornou prioridade para o presidente Lula, que cobrou duramente a sua equipe durante reunião ministerial na segunda-feira (20).

O tema ainda se tornou alvo de polêmica e desgaste ao governo dias depois, começando pela fala do ministro Rui Costa. Em entrevista ao Bom Dia Ministro, o ministro disse que o governo vai buscar um “conjunto de intervenções” para baratear o preço dos alimentos.

Encerrei o dia com uma participação ao vivo no CNN Arena, da @CNNBrasil, e falei sobre a questão do preço dos alimentos. Reafirmo: não haverá intervenções do governo, mas a adoção de MEDIDAS para baratear os alimentos que estão na mesa do povo brasileiro. pic.twitter.com/gIjAKa8oK7

— Rui Costa (@costa_rui) January 22, 2025

Na ocasião, ele afirmou ter recebido sugestões de associação de supermercados e que deve acatá-las, mas sem detalhar as medidas.

“No final do ano passado, [Lula] fez reunião com redes de supermercado e eles sugeriram algumas medidas. Vamos implementá-las agora no primeiro bimestre. A partir dessas reuniões, ouvindo produtores, buscar medidas que consigam reduzir preço dos alimentos”, disse.

Mais tarde, o próprio Rui Costa concedeu uma entrevista à CNN Brasil para esclarecer sua fala e descartar a hipótese de intervenção —palavra que costuma ser associada a medidas como tabelamento e controle de preços.

O ministro então sugeriu a todos trocar a palavra “intervenção” por “medidas” para evitar ruídos de comunicação. Ele acrescentou que as medidas do governo serão na linha de “baratear custos que envolvam a produção de alimentos”.

Outro ponto de desgaste foi a hipótese de que o governo avaliaria mexer na regra do prazo de validade dos alimentos. A medida, cuja hipótese era confirmada nos bastidores por integrantes da Esplanada dos Ministérios, foi proposta ao governo pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e alguns ministérios confirmavam nos bastidores que ela estava em análise.

A possibilidade começou a ser alvo de críticas nas redes sociais e explorada pela oposição. No X (ex-Twitter), perfis que costumam publicar conteúdo crítico ao governo começaram a dizer que a intenção era “fazer a população consumir alimentos vencidos” ou “fazer pobre comer comida velha”.

Rui Costa também negou essa hipótese, durante a entrevista.

“Foram várias sugestões [do setor varejista] que estarão incluídas nessas análises que iremos fazer agora. Uma dessas sugestões é essa, e eles relataram lá a existência de prateleiras diferentes ou até de supermercados diferentes que vendem produtos com a validade vencida. Essa não é a cultura do Brasil, não é a prática do Brasil, então não vejo nenhuma possibilidade dessa sugestão específica ser adotada”, afirmou.

Após a reunião no Planalto, Paulo Teixeira também descartou que o governo vá mudar as regras sobre data de validade de alimentos.

A picanha não veio, e se vier, será podre.

— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) January 22, 2025

Fonte: Folha de São Paulo

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Com recursos estaduais, governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para novo sistema de abastecimento de água em Brejão e Terezinha, no Agreste
Moraes marca depoimentos no STF do ‘núcleo 2’ da trama golpista com Carlos e Eduardo Bolsonaro
MPT pede condenação de R$ 4,1 milhões a vereador, servidores e prefeitura do ES por perseguição política
Na Casa Civil, deputado Joãozinho Tenório trata de ações para Panelas, junto com o ex-vereador Dr. Pierre
Conjunto habitacional Caranguejo Tabaiares tem obra iniciada em parceria da Prefeitura do Recife e Governo Federal
Quem é Netinho Lins
Mirella faz balanço das ações do semestre
Vereador Carlos Muniz (PSB) faz balanço positivo do ciclo junino do Recife
Parceria entre Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e Governo de PE esclarece população da UR-6 sobre regularização fundiária
Mano Medeiros e diretora da Afya Jaboatão visitam novo campus em Piedade

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar