Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 18:00 pm do dia 26 de junho de 2025 2 Comentários

Josafá Almeida: “Concessão da Compesa não pode pecar pela falta de transparência”

Foto: Divulgação

Presidente do Coniape diz que Governo do Estado e AMUPE precisam discutir junto aos prefeitos modelo de partilha de recursos

Região com a pior disponibilidade hídrica do Brasil, segundo auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Agreste de Pernambuco vive dias de incerteza sobre a concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), prevista para este ano. Prefeitos da região apontam falta de clareza sobre a partilha dos recursos da outorga da estatal, que será feita pelo Governo do Estado. O temor é de que, apesar de serem parte da gestão interfederativa dos serviços de água e esgoto, as prefeituras fiquem em desvantagem na definição dos destinos de uma soma que pode chegar a R$ 12 bilhões.

O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (PRD), que preside o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape), diz que há mais dúvidas do que certezas sobre o modelo a ser adotado, o que pode impactar no cálculo do valor da redistribuição aos municípios. A cidade que ele administra, por exemplo, deveria receber R$ 34,1 milhões, mas ainda não se sabe se Pernambuco seguirá exemplos como o da concessão dos serviços de água e esgoto de Alagoas, que geraram decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) convertidas em jurisprudência para casos da mesma natureza.

Josafá Almeida defende a participação dos consórcios regionais e, sobretudo, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na manutenção de diálogos com o Governo do Estado para obter respostas que tranquilizem os prefeitos. “Um processo dessa envergadura, que envolve recursos expressivos e um serviço essencial para a população, não pode pecar pela falta de transparência. As instâncias interfederativas já estão formadas. É preciso que o Governo do Estado e a AMUPE abram um canal de diálogo efetivo para explicar os critérios da partilha de recursos antes da concessão propriamente dita”, afirma.

Os comitês gestores das microrregiões de Água e Esgoto I (Sertão) e II (RMR-Pajeú) se reunirão para avaliar o edital de concessão da Compesa na próxima terça-feira (1º). Na ocasião, serão apresentados ajustes resultantes das contribuições coletadas nas audiências públicas promovidas pela gestão estadual no início deste ano. Já o leilão da estatal deve ocorrer ainda no segundo semestre. Devem ser concedidos para a iniciativa privada os serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. A captação e o tratamento da água permanecerão a cargo da Compesa.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Comentários

  1. Anderson Gurwell diz

    28 de junho de 2025 em 16:41 pm

    Definitely consider that that you stated. Your favourite reason seemed to be on the internet the easiest factor to understand of. I say to you, I definitely get irked while other people consider issues that they just don’t recognise about. You controlled to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side-effects , other people can take a signal. Will probably be again to get more. Thank you

    Responder
  2. Lemuel Kubo diz

    2 de julho de 2025 em 10:49 am

    Hello there, I found your blog by the use of Google while looking for a comparable matter, your site came up, it looks great. I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Férias: Igarassu continua com programação especial com atividades culturais e educativas
Recife entra na reta final da reunião anual da SBPC
A Prefeitura da Ilha de Itamaracá, em parceria com o Governo do Estado, deu início às obras da nova ponte Brásilis, na comunidade de Vila Velha
Prefeitura de Goiana organiza sua 1ª Conferência de política para mulheres
Projeto de Lula da Fonte que garante prioridade na restituição do IR para responsáveis por pessoas neuroatípicas é aprovado na Comissão da Pessoa com Deficiência
No Recife, Comunidade do Bem recebe nova USF+ através do programa ProMorar
Projetos que fortalecem o Cabo são discutidos entre presidente da Câmara do Cabo e secretário municipal
São Joaquim do Monte recebe pelo segundo ano consecutivo, Selo Painel de Transparência dos festejos juninos 2025
Victor Moreira solicita à OAB criação de projeto contra lutas clandestinas com menores em Olinda
Anderson Correia se reúne com diretoria da CDL para discutir políticas para o Comércio de Caruaru

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar